Agilidade da Polícia Civil permite na rápida localização de acusados

EDITORIAL -

Data 22/06/2019
Horário 04:00

Na última semana, os veículos de comunicação regionais foram bombardeados de notícias envolvendo o crime de homicídio. “Motorista de aplicativo é encontrado morto em Álvares Machado”; “Homem é morto em casa com facada na região do pescoço”; “Mulher é assassinada com facadas na cabeça, rosto e pescoço”. Estes crimes chocaram os moradores da região de Presidente Prudente e, diante da comoção pública e a busca imediata pelos acusados, as forças policiais têm encontrado respostas imediatas para prender os criminosos que cometeram os atos. Dos fatos mencionados, em dois deles houve auxílio da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, o que mostra a união entre as equipes.

O serviço prestado pelas polícias tem se mostrado cada vez mais eficiente para colocar os bandidos atrás das grades e trazer a segurança para a população. Quando há registros de crimes brutais, consequentemente a comunidade fica mais insegura de sair às ruas, por exemplo. Principalmente, nas regiões onde a criminalidade atua com maior frequência. No caso do homicídio envolvendo o motorista de aplicativo, Luciano Galindo, os três criminosos que o apunhalaram pelas costas estavam em uma área escura, próximo a um shopping de Prudente, localizado no Jardim das Rosas.

Se não há a rápida localização dos bandidos e o reforço da segurança nas áreas, a tendência é que a comunidade se sinta “presa” dentro de casa. Pelo menos em Prudente, a frequência de policiais militares nas ruas é bastante comum, o que mostra o reforço no patrulhamento ostensivo. Nesta semana, este periódico noticiou que nos crimes envolvendo homicídio, com dados referentes a 2018, a região é considerada a mais segura do Estado de São Paulo. O título reforça a afirmação de que o policiamento está sempre nas ruas para repreender ações criminosas. 

Mas isso não quer dizer que sociedade deva demonstrar vulnerabilidade. Muito pelo contrário. É importante que ela atue junto às polícias por meio de denúncias. As informações chegam de maneira anônima, que resulta na total garantia de que ela não será reconhecida. Isso vem sendo reforçado por militares e delegados de polícia em entrevistas a este diário. Com o apoio da população, é possível que o empenho demonstrado na atuação das polícias continue a ser favorecido, o que trará resultados cada vez mais imediatos para a segurança pública.

Publicidade

Veja também