Além do controle mais restrito, população consciente conta e muito

EDITORIAL -

Data 05/06/2021
Horário 04:15

Em 12 de março de 2020, o Brasil registrava sua primeira morte por Covid-19. De lá para cá, mais de 465 mil pessoas no país já perderam para a vida para a doença. O que mais vemos por aí são famílias enlutadas, que mal se recuperaram de uma dor e se veem enfrentando outra. Pais enterrando filhos e filhos enterrando pais. Avós, irmãos, tios, primos, amigos, maridos e esposas que se foram sem uma despedida sequer. Mas por incrível que pareça, mesmo já estando no segundo ano de pandemia, ainda existem cidades que não registraram óbitos causados pelo novo coronavírus. Uma delas, inclusive, é da nossa região. E merece ser destacada.
O último boletim publicado pela Saúde consta que em Sagres - o único da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado que não catalogou mortes em decorrência da Covid-19 - há 42 casos suspeitos, 178 confirmados e 163 curados. Além de ter uma população pequena, estimada em 2.430 habitantes - o que facilita o distanciamento -, medidas preventivas e sanitárias intensificadas pela Prefeitura justificam os bons números. 
Por lá, conforme divulgado neste diário na quinta-feira, é feito um maior monitoramento dos casos, acompanhamento dos pacientes durante o isolamento social, além da fiscalização diária, a fim de evitar aglomeração e o descumprimento do toque de recolher, instituído pelo Plano São Paulo. Inclusive, por estar próxima dos munícipes, a Saúde consegue fazer a imunização porta a porta ao público do PNI (Programa Nacional de Imunização). A instalação de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade, devido ao aumento no número de casos, também será feita por estes dias.
Em muitas cidades vemos por aí praticamente nada sendo feito. Bares e restaurantes extrapolando horários de abertura ou limite máximo de pessoas permitido; festas clandestinas sendo realizadas; comércio de porta aberta quando ainda estava proibido de funcionar; pessoas contaminadas que, ao invés de estarem em casa, isoladas, estão batendo pernas por aí; inúmeras outras sem máscaras nas ruas. E pouca ou nenhuma fiscalização de fato acontecendo. 
Algo que está muito relacionado ao número de casos é a circulação de pessoas. Quanto menos circulação de pessoas houver, menos registros vai ter e, consequentemente, menos mortes.
Os bons números em Sagres são resultados de um trabalho conjunto, união de forças entre o poder público e a população, que pode e deve servir de exemplo. As medidas implementadas na cidade, com um controle mais restrito, foram fundamentais. Mas sem a consciência e a responsabilidade de cada cidadão, o efeito não seria o mesmo! 

Publicidade

Veja também