Alertas de chuvas fortes são comuns entre janeiro e fevereiro

Previsão de chuva e tempestades em pontos isolados são marcas registradas do verão na região de Prudente 

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 14/01/2021
Horário 07:15
Foto: Arquivo
Defesa Civil orienta população a evitar locais que costumam alagar, como o Parque do Povo
Defesa Civil orienta população a evitar locais que costumam alagar, como o Parque do Povo

A previsão mostra que a chuva deve prevalecer na região de Presidente Prudente pelo menos até o fim de semana, o que fez com que a Defesa Civil emitisse um alerta, válido até hoje, sobre a possibilidade de chuvas fortes, entre 60 e 80 milímetros, nos municípios do oeste paulista. Segundo o climatologista Vagner Camarini, as pancadas de chuva são comuns nesta época do ano e devem perdurar até o fim do verão. 
Não há um fenômeno especial que justifique a atual instabilidade no tempo e possibilidade de fortes chuvas, no entanto, o climatologista aponta que este cenário já é esperado e comum, especialmente por causa da junção do calor e umidade do ar. “Em alguns pontos de algumas cidades, esse pacote virá completo, com a possibilidade de rajadas de ventos de até 70 km/h”. O acumulado da estação deverá ficar entre 600 e 700 milímetros de chuva. 
Como noticiado por este diário, segundo a Defesa Civil de Presidente Prudente, com a situação de alerta apontada, todo o efetivo da Defesa Civil local fica também em alerta. Por isso, o órgão sugere que a população fique atenta aos momentos de chuva e tome todos os cuidados necessários. “Como, por exemplo, usar rotas alternativas durante a chuva para evitar locais que costumam alagar, a exemplo do Parque do Povo”. 
A atuação da Defesa Civil durante temporais depende de cada caso, e pode ir desde orientações até, por exemplo, vistorias em casas afetadas por consequências da chuva, interdições, contato com a Assistência Social para o fornecimento de alimentos e também da disposição de materiais como colchões e lonas para reparar os danos. “O importante é sempre estar em alerta e não duvidar da força das chuvas e dos ventos”.  

SERVIÇO
A Defesa Civil de Presidente Prudente lembra sobre a importância de a população aderir a um serviço gratuito em que é possível receber via SMS informações de riscos climáticos no local em que reside. Para isso, basta enviar o número do CEP (Código de Endereçamento Postal) para o número 40199.

Publicidade

Veja também