Altas temperaturas exigem cuidados redobrados no dia a dia

EDITORIAL -

Data 16/09/2020
Horário 04:15

Com o calor que tem feito nos últimos dias, a população chega a desacreditar que ainda estejamos no inverno. A estação que deveria ser considerada a mais fria do ano vai chegando ao fim com temperaturas elevadíssimas. Conforme mostrado por este diário na edição de ontem, a Estação Meteorológica da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) emitiu alerta de uma forte onda de calor, com umidade relativa abaixo de 20% e temperaturas acima de 5°C da média, no oeste paulista. A previsão ainda indica altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ausência de chuvas até o fim do inverno, no dia 22 de setembro.
Ainda de acordo com a reportagem, a forte onda de calor se deve a uma massa muito quente e seca que está predominando sobre as regiões Central e Sudeste do Brasil, associada à ausência de nuvens.
Em meio a dias tão quentes, é muito importante que as pessoas reforcem os cuidados para evitar problemas decorrentes do calor, a começar pela desidratação, por exemplo. Com as distrações do dia a dia, fica fácil se esquecer de beber um copo d’água, mas as altas temperaturas são um lembrete da necessidade de manter o corpo hidratado neste momento. Além disso, para quem trabalha ou tem compromissos fora de casa, é indispensável o uso do protetor solar, considerando que a longa exposição ao sol pode trazer prejuízos para a saúde da pele.
Já para quem tem aproveitado a quarentena para manter os exercícios físicos em dia, é preciso estar atento aos períodos indicados para a prática ao ar livre. O horário mais recomendado é aquele entre o início da manhã até as 10h e após as 16h.
Nesta temporada de calor mais intenso, falta de chuvas e tempo seco, também se torna comum a ocorrência de queimadas em áreas verdes, margens de rodovias, terrenos baldios, entre outros espaços, por isso é essencial que, ao detectar um incidente como este, as testemunhas acionem o Corpo de Bombeiros para a contenção do fogo.
Apesar de todos esses cuidados, todos devem estar atentos em relação ao consumo consciente de água. Com o maior uso do ar-condicionado, a água gerada pelo equipamento pode ser utilizada para a limpeza de quintais ou regar plantas, por exemplo. Quanto aos banhos, que se tornam mais frequentes nessa situação, vale a pena reduzir o tempo debaixo do chuveiro, a fim de economizar este bem natural e também evitar contas mais caras no final do mês.
 

Publicidade

Veja também