Alunos adotam praça para trabalho de preservação

Projeto é parceria entre a Prefeitura e o Sesi Furquim, objetivando melhorias no espaço a partir dos pedidos da comunidade

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 11/05/2017
Horário 11:10
 

Com o objetivo de promover a educação ambiental e o espírito de cidadania desde a tenra idade, docentes do Sesi (Serviço Social da Indústria) do Parque Furquim, em Presidente Prudente, iniciaram, em conjunto com alunos do quarto ano do ensino fundamental, o projeto #PartiuCuidardoQueÉNosso, que visa à revitalização de um espaço público do município. Na manhã de ontem, 67 discentes se reuniram ao prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) no local que será contemplado pela ação, a Praça Miquelina Sabino Filitto, escolhida em função da proximidade com a escola. Na ocasião, o chefe do Executivo ouviu as demandas levantadas pelos alunos durante trabalho de observação, pesquisa e entrevista com a comunidade.

Jornal O Imparcial Praça do Parque Furquim foi local escolhido para revitalização

De acordo com a professora Simone Bileu Giroto, a adoção da área também faz alusão ao centenário de Prudente e, por esta razão, a entrega das melhorias deve ocorrer próxima ao aniversário. Segundo ela, os principais aspectos identificados para adequação são a limpeza do local; falta de lixeiras; pintura dos bancos e mesas; reforma e reparos dos brinquedos do parquinho; restauração do campinho de futebol e consertos no alambrado; instalação de bebedouros ou torneiras para a hidratação dos frequentadores; plantio de mais flores e árvores; melhoria da iluminação; implantação de uma placa com o nome da praça; aviso para os donos de animais de estimação recolher as fezes dos bichos; e a instalação de uma academia para a terceira idade.

A docente explica que a administração pública ficará encarregada de fornecer os materiais e realizar os reparos necessários, enquanto as crianças farão o trabalho de limpeza e ornamentação. O secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, adianta que as solicitações são exequíveis, exceto a instalação de bebedouros, diante da possibilidade de haver depredação, e a implantação de uma academia para a terceira idade, uma vez que a área de lazer nas imediações do Toledo Prudente Centro Universitário, no mesmo bairro, já conta com tal equipamento. "É muito importante abraçarmos iniciativas como essa, pois permite que a Prefeitura faça o seu trabalho em parceria com toda a comunidade, garantindo a conservação de um bem de todos", expõe o titular da pasta.

Ao final da ação, Bugalho foi convidado a oficializar a parceria com a impressão da sua mão em uma prancha de cimento fresco. A estudante Thais Carrion Salvador, 9 anos, foi sorteada para deixar a marca em representação à escola. "Foi uma ótima experiência. Estou ansiosa para começar o projeto, porque vamos poder cuidar do meio ambiente e deixar a cidade melhor para as outras pessoas", avalia. O aluno Victor Rafael de Souza Reginato, 9 anos, por sua vez, diz que a parte que mais gostou até o momento foi a entrevista com a população. "Achei muito legal ouvir o que as pessoas querem. Agora iremos tornar a praça muito mais agradável", pontua.

 
Publicidade

Veja também