Análise do IPT identifica 7 áreas de risco em PP

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 10/12/2015
Horário 06:38
 

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) identificou sete pontos críticos de inundação em Presidente Prudente, três deles somente no Parque do Povo. Segundo o geólogo do instituto, Marcelo Gramani, os pontos no parque são próximos às avenidas da Saudade, Brasil e da base da Polícia Militar, na Avenida 14 de Setembro. Em uma análise preliminar, dois destes locais estão classificados como alto risco, e um como médio risco. "Não há pontos na cidade de baixo risco. Todos de médio para cima", certifica.

Os outros locais são na ponte do bairro Sete Copas; Três Pontes, próximo ao Jardim Itapura; Avenida Ana Jacinta; e um trecho da Avenida Manoel Goulart, perto do Jardim Monte Alto – onde há um grande bueiro que "engoliu" uma mulher levada pela enxurrada, no ano passado. "As visitas foram feitas ao longo do dia, e ainda precisamos verificar alguns detalhes por perspectiva aérea. Ainda é cedo para afirmarmos alguma posição. O estudo requer mais trabalho", comenta.

Jornal O Imparcial Vistoria realizada ontem pelo IPT indica que Prudente possui áreas de médio e alto risco

O geólogo orienta, de antemão, para a população e a Prefeitura tomarem algumas medidas não estruturais para evitar os impactos das inundações, como alertas e interdição dos espaços nos dias de mau tempo. "As obras estruturais deverão ser feitas a médio ou longo prazo, mas estas ações mais simples funcionam como um grande paliativo. As pessoas devem se atentar e evitar passar por locais críticos nos dias de chuva", alerta.

Depois da visita e coleta de dados, um relatório será elaborado e entregue ainda no fim deste mês para a Defesa Civil estadual. Os relatórios deverão ser repassados para o município em janeiro pela direção da Coordenadoria da Defesa Civil. No material irá conter detalhes estruturais dos problemas e apontamentos de intervenções para minimizar ou eliminar os riscos.

A visita técnica foi acompanhada pelo agente da Defesa Civil de Presidente Prudente, Renato Gouvêa. Segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a administração já realiza planos de prevenção que alertam a população que reside ou que tem comércio nas áreas de risco. No momento, o órgão municipal tem feito o trabalho mais detalhado em conjunto com a Defesa Civil estadual para minimizar ao máximo os danos materiais. Ainda de acordo com a pasta de Comunicação, "este trabalho é de interesse da Prefeitura e os dados que serão repassados servirão para futuros estudos e, consequentemente, à execução de obras necessárias", informa.

 

Mapeamento regional


O mapeamento regional contempla quatro cidades do oeste paulista. O trabalho foi iniciado por Adamantina e Inúbia Paulista na segunda-feira. Ontem em Prudente, e hoje a análise será concluída em Caiabu. A vistoria foi encomendada ao IPT pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Como já informado em O Imparcial, as cidades foram indicadas como prioritárias por não terem informações atualizadas sobre riscos de deslizamentos e inundações. Elas apresentaram incidência e recorrência de eventos de ordem meteorológica, hidrológica e geológica, de acordo com dados estatísticos registrados pelo Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil), e não possuem instrumentos de identificação de risco abrangidos no Plano Preventivo de Defesa Civil do Estado.

Marcelo diz que com o relatório oficial, os municípios que não possuem condições de arcar com os serviços de reparo poderão utilizá-lo para requerer fundos do projeto junto às outras esferas de governo.
Publicidade

Veja também