Aparecimento de escorpiões assusta, mas medidas simples podem evitar o problema

EDITORIAL -

Data 09/04/2021
Horário 04:15

O verão já chegou ao fim. Mas as altas temperaturas que atingem a região também nestas primeiras semanas do outono continuam favorecendo o aparecimento de diversas doenças. Além da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o oeste paulista sofre ainda com a reprodução de escorpiões, que tem assustado moradores de diversos municípios, com casos registrados.
Nos GVEs (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, conforme matéria publicada neste diário, eles lideram as ocorrências mais comuns de acidentes e óbitos causados por animais peçonhentos, conforme dados do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo.
Os números referentes ao ano de 2020 foram atualizados em 6 de janeiro deste ano. De acordo com o levantamento, em 2019 o GVE de Prudente registrou 977 ocorrências e, em 2020, o número subiu para 1.203 (+23,13%). No mesmo período, no GVE de Venceslau, os casos aumentaram de 1.438 acidentes, sendo duas mortes, para 1.703 (+18%).
A explicação para o aumento, além da combinação de altas temperaturas e umidade, pode estar no acúmulo de lixo, comumente encontrado em casas, terrenos baldios e até mesmo nas ruas de algumas cidades.
Considerado um animal de hábito noturno, que se esconde facilmente em qualquer vão, o escorpião mais perigoso é o amarelo, que ao atacar, causa extrema dor, agitação, alterações respiratórias, náuseas e vômitos. Como possui uma estrutura forte e sistema resistente à química, é uma espécie difícil de ser combatida e sua picada pode ser fatal, principalmente para crianças e idosos.
Sendo assim, o modo mais fácil de ficar livre do problema é a prevenção. Medidas simples, como evitar o acúmulo de entulhos, folhas e galhos de árvores, lixo doméstico e restos de material de construção nas proximidades da casa, e providenciar a vedação e limpeza de possíveis refúgios destes bichos é tarefa fundamental para minimizar o risco de acidentes. 
Cuidados como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar e deixar a cama afastada da parede podem também ajudar a diminuir os riscos da picada. Importante ainda vedar frestas, buracos e ralos, usar telas de proteção e manter sempre o quintal com grama aparada. Porém, nada adianta você cuidar e se precaver, se o vizinho não tiver responsabilidade e não fazer o mesmo. Se perto de sua casa tiver algum terreno ou casa suja, peça ao proprietário ou morador que faça a limpeza. Se não adiantar, denuncie. Mas não deixe assim...
Tudo que pode servir de abrigo para o escorpião deve ser eliminado. É um bicho que, apesar de pequeno, pode fazer grandes estragos.
 

Publicidade

Veja também