Após dois anos, fiéis pretendem retomar "caminho de fé"

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 08/03/2022
Horário 05:19
Foto: Cedida
Fiéis se preparam para retomar o tradicional caminho de Santo Expedito
Fiéis se preparam para retomar o tradicional caminho de Santo Expedito

Em 2010, o aposentado Francisco Ângelo criou um caminho de fé, cujo destino é o Santuário de Santo Expedito, quando um grupo de devotos seguiria andando até aquele local santo. Desde aquele ano é feito um percurso de 100 quilômetros e, aos poucos, o grupo foi crescendo. Em 2019 já contava com 135 assíduos participantes que não se abatem pelo cansaço, pois são estimulados pela fé.  

Caminhar demonstra fé
O caminho de santo Expedito ou o caminho de fé, como é conhecido, ficou dois anos sem ser realizado devido à pandemia. “Mas neste ano estamos demonstramos confiança em Deus que faremos com todo grupo”, assegura Francisco Ângelo. Embora seja realizado em abril, ele declarou que no final do ano com mais três amigos refizeram o trajeto para poder programar para este ano. “É verdade que o caminho é realizado em abril, mas ele é aberto a qualquer um que queira fazê-lo durante o ano inteiro.  Mas somente no mês de abril que acontece oficialmente de se reunir pessoas de toda região e até mesmo de outras, pois ele não tem uma sede, apenas uma referência, em Caiuá.

Qualquer devoto pode participar
Para fazer parte do grupo, como muitos já indagaram, é simples, pois, segundo Francisco Ângelo, os romeiros de Caiuá montam uma logística e uma estrutura para um grupo grande de peregrinos. O pessoal sempre sai daquela cidade no dia 16 de abril. Passam por Venceslau, Piquerobi, Ribeirão dos Índios, Emilianópolis e chegam em Santo Expedito no dia 18 a tarde.   

Preocupação
Francisco Ângelo afirma que o grupo está com receio de fazer a caminhada neste ano, devido à Covid. Mas fiéis estão se preparando e logo fazendo as inscrições para quem quiser participar. “Se acontecer de aumentar a taxa de contaminados talvez não faremos a caminhada. Mas acredito em Deus que vai diminuir o contágio e vamos sim fazer a nossa caminhada neste ano”, considera Francisco.

Onde se increver
Quem quiser fazer a sua inscrição favor entrar em contato pelo Whatsapp (18) 98150-5129 com Francisco, ou com Fabrício (18) 98182-2373. Em Presidente Venceslau, com Valdeci (18) 98133-0060; Piquerobi, com Felipe, (18) 99123-2502; Presidente Epitácio, Luizinho (18)99758-8852; e Santo Anastácio, Nonato (18) 99101-6561. Essa equipe passará todas as informações necessárias aos interessados.

Entusiasmo
Certamente, o prefeito Nenê Betio vai aguardar como todos os expeditenses esses grupos de romeiros que se organizam e se preparam para chegar a Santo Expedito, com propósitos religiosos, vindo agradecer as graças alcançadas por intercessão do santo das causas urgentes. Ele espera que todos sejam bem recebidos e se sintam sempre acolhidos em todas as vezes que aqui vierem nessas missões religiosas.

Um milagre
Maria Aparecida Lima, de Presidente Prudente, relata para a coluna que sua família está agradecida a Santo Expedito por uma graça alcançada no final do mês passado. Um tio residente em São Paulo ficou 16 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com Covid, permanecendo intubado por todo esse período. Enquanto recebia atendimentos médicos quando esses já não davam muitas esperanças, a família toda rezava pedindo a intercessão de Santo Expedito para sua recuperação, até que receberam a notícia comunicando sua alta hospitalar. Segundo ela relatou, todos estarão no dia 19 em Santo Expedito.

Ambulância
Sempre preocupado com a saúde dos expeditenses, o prefeito Nenê Betio vem investindo no setor. Recentemente adquiriu com recurso próprio uma ambulância Fiat/Strada, o que, segundo ele, acrescenta a frota para atender inclusive os turistas que aqui chegarem em dias de festas e quando de uma emergência.

Fé em trovas
Pra interceder junto a Deus
Rezo e muito acredito
E quero as minhas preces
Levadas por Santo Expedito 
(José Costa)

Publicidade

Veja também