Após greve, atendimentos e serviços são regularizados

Em Prudente, transporte coletivo volta a operar nesta terça-feira com 100% da frota; nas escolas, merenda foi reabastecida e os produtos são entregues às unidades de ensino

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 05/06/2018
Horário 09:03
Marcio Oliveira - Frutas, verduras e legumes são encontrados sem dificuldades
Marcio Oliveira - Frutas, verduras e legumes são encontrados sem dificuldades

Os setores que apresentaram dificuldades na prestação do serviço na última semana, devido à greve dos caminhoneiros, retornam as atividades normais com o passar dos dias e, conforme levantamento realizado pela reportagem ontem, alguns dos exemplos encontrados são o transporte coletivo de Presidente Prudente, que se normaliza a partir de hoje, e os hospitais, que voltam a fornecer atendimentos que antes estavam suspensos.

Conforme a Prudente Urbano e a Prefeitura, o sistema de transporte coletivo opera hoje com 100% da frota, o que não inclui os especiais de escolas, e com todo o serviço regularizado a partir de amanhã. Sobre as aulas, a administração municipal esclarece que as atividades seguem suspensas desde ontem, mas serão retomadas a partir de amanhã. “A merenda escolar já  foi reabastecida e os produtos estão sendo entregues às unidades de ensino municipais, estaduais, entidades assistenciais e unidades vinculadas. Até esta terça-feira [hoje] à tarde estará tudo normalizado, bem como o transporte escolar”, informa a administração.

A Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente lembra que manteve as unidades estaduais abertas durante o período de greve, para garantir o conteúdo programático aos alunos, e diz ter seguido a realidade de cada município da região conveniado com a Diretoria para o fornecimento de transporte e merenda, ao que diz respeito às aulas, e diz que, em casos específicos, a normalidade será restabelecida ao longo da semana. Ao que se sabe, a rede municipal está sem aula até hoje, seguindo, assim, as unidades estaduais o mesmo esquema.

Os hospitais Iamada, Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente informam terem retomado os atendimentos que antes estavam suspensos, como as cirurgias eletivas e a hemodiálise, e lembram aguardarem a entrega de alguns insumos para que o serviço seja retomado por completo. As distribuidoras de gás entrevistadas ontem pela reportagem, por sua vez, informam que o abastecimento voltou a sua normalidade, com atrasos pontuais na entrega dos produtos, e lembram que as unidades existentes nos estabelecimentos “somem” em poucas horas.

“Elas [distribuidoras] estão mandando poucas unidades. Em dois dias, recebi 140 botijões, sendo que já são 15h e tenho apenas oito unidades. Esperamos receber mais produtos em no máximo dois dias, pois traz prejuízos”, expõe Helena Matsuno, da Nações Gás. Nos supermercados a situação deve se normalizar ao decorrer da semana. É o que acredita o responsável pelo Pastorinho, Ângelo Tadeu. “Em relação à semana passada, está mil vezes melhor. Alguns frios, congelados como o frango, e chocolates ainda estão em trânsito, mas temos algumas unidades em estoque. O setor de frutas, legumes e verduras, por sua vez, está 100% normalizado”.

 

Na região

A região de Presidente Prudente, conforme a Polícia Militar Rodoviária, não conta desde a semana passada com novos pontos de manifestações dos caminhoneiros, sendo desmentida a versão de um novo ato, que possivelmente atingiria o oeste paulista. 

A Prefeitura de Piquerobi comunicou aos pais, alunos e educadores que desde ontem as aulas nas escolas municipais retornariam as atividades na data, bem como o transporte escolar, técnico e universitário. Presidente Venceslau, após a falta de combustível enfrentada, informou que desde ontem conta com as aulas da rede municipal e atendimento das ambulâncias e ônibus normalizados.  O município foi um dos nove que decretaram situação de emergência na região. E Pirapozinho, por fim, em virtude da “garantia por parte da empresa fornecedora de combustível” de normalização do fornecimento, voltará a oferecer o transporte intermunicipal de estudantes a partir de hoje.

Publicidade

Veja também