Aposentados esperam avanço de negociações na 2ª

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 25/02/2017
Horário 10:21
 

Os servidores inativos da Prefeitura de Presidente Prudente protestaram novamente na frente do Paço Municipal reivindicando que o Executivo crie algum benefício que possa repor a perda salarial dos aposentados e pensionistas, que há quatro meses amargam a perda do vale-alimentação. A expectativa do Sintrapp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região) é de que em uma reunião marcada para a próxima segunda-feira, uma proposta concreta seja apresentada pelo município.

Jornal O Imparcial Servidores inativos realizaram mais um protesto ontem

Ainda ontem, o sindicato realizou a entrega de 50 cestas básicas a servidores aposentados que estão passando necessidades, mas, segundo a presidente Ana Lúcia Mattos Flores, muitas doações ainda são necessárias para auxiliar a todos os que precisam. "Pelo menos dois terços dos 1,5 mil aposentados e pensionistas estão em situação crítica, precisando de ajuda por não receberem mais o suficiente para se manter", declara.

Ao longo do dia, a estimativa era de que pelo menos 500 aposentados integrassem o ato realizado entre às 10h e 13h, na frente da Prefeitura. Isso porque ontem foi o dia do pagamento dos vencimentos e os bancos próximos ao local apresentavam grandes filas de aposentados buscando retirar o dinheiro. O Sintrapp realizava ainda a coleta de informações sobre os servidores, para cadastrar os casos mais graves que precisam de doação de alimentos.

A suspensão do auxílio-alimentação foi determinada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) no ano passado, que considerou inconstitucional a Lei Municipal 4.110/95, que concedeu essa e outras gratificações.

Sobre a concessão de abono ou tíquete aos aposentados, o município informou que as secretarias de Administração e de Assuntos Jurídicos e Legislativos estão incumbidas de buscar uma solução para o caso. Já em relação à assistência aos aposentados necessitados, ressalta que os moradores que estiverem dentro dos critérios exigidos pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) - com renda per capita de um quarto de salário mínimo e estando em situação de vulnerabilidade – ao passar pelo critério de avaliação técnica de psicólogos e assistência social, podem receber auxílios e benefícios sociais.

 
Publicidade

Veja também