As oportunidades transformadoras do Direito

OPINIÃO - João Pedro Gindro

Data 25/06/2021
Horário 05:00

Num cenário tão hostil e de incertezas no qual vivemos é possível encontrar esperança de uma vida melhor. A janela das oportunidades sempre se abre e, para aqueles que pretendem cursar o ensino superior, ela surge em tempos de vestibular.  
O Direito, um dos cursos mais tradicionais do Brasil, se apresenta não só como opção de curso, mas também de trajetória, pois o bacharel em Direito não está destinado só à advocacia privada.  
O Direito é uma das escolhas mais versáteis para aqueles que desejam investir em um curso superior que oferece inúmeras possibilidades profissionais, já que durante a faculdade o estudante tem contato com as mais importantes áreas do Direito, seja nas disciplinas teóricas, seja nas atividades práticas.
Uma vez formado, quem opta pela advocacia privada tem uma ampla gama de especialidades para escolher, atuando na defesa dos direitos dos cidadãos, prestando consultorias, elaborando petições.

Diante das possibilidades que o Direito oferece, é possível ser agente de transformação social em todas elas

No entanto, também é possível que o profissional do Direito atue na área pública, em carreiras nos diversos tribunais do país, seja em cargos técnicos ou como juiz. O Ministério Público é outra prestigiada carreira, assim como as diversas carreiras policiais. Há, ainda, a possibilidade de atuar na área técnica do Poder Legislativo ou na advocacia pública, como é o caso das carreiras de Procuradoria e Defensoria Pública.
Já a remuneração do profissional de Direito pode variar bastante dependendo de sua área de atuação profissional, de seu nível acadêmico, de seu grau de experiência na área e do local no qual atua dentro do país.
Diante das possibilidades que o Direito oferece, é possível ser agente de transformação social em todas elas. Com a aprovação numa instituição de ensino superior de qualidade, o estudante também passa ser formador de opinião, agente social de mudança e a contribuir direta e efetivamente para o avanço do Estado de Direito, podendo oportunizar boa remuneração e uma vida melhor para si e para muitos.


 

Publicidade

Veja também