Assédio

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 12/12/2020
Horário 04:30

Dani Calabresa e outras cinco mulheres acusam Marcius Melhem de assédio moral e sexual. Os fatos ainda serão apurados, contudo, há luz novamente sobre o assunto. Este caso não é o primeiro: em 2019 o ator José Mayer foi acusado de assédio pela figurinista Su Tonani e se olharmos mais adiante há muitos outros casos pelo mundo, como: John Travolta, Arnold Schwarzenegger, Charlie Sheen, Morgan Freeman, Vin Diesel, Bill Cosby, etc. E para as empresas, quanto o assédio moral e sexual pode custar? O ambiente onde prevalece este tipo de comportamento a empresa perde financeiramente e pode perder muito. 
Antes de tudo é preciso diferenciar importunação sexual de assédio, pois apesar de ambos estarem ligados ao ato libidinoso sem consentimento, o primeiro está relacionado à estrutura de hierarquia e subordinação, enquanto o outro não basta que haja o ato libidinoso sem anuência. Por exemplo, a denúncia de Dani Calabresa é de assédio, pois se trata da atriz subordinada ao diretor, mas se os fatos acontecessem na fila de um cinema por estranho, por exemplo, seria importunação sexual.
O assédio moral e sexual contamina o ambiente empresarial de uma forma que pode gerar prejuízos financeiros quase que incalculáveis. As organizações estão inseridas em ambientes competitivos e vivem de resultados e estes só existem porque pessoas fazem acontecer. A força das equipes está na confiança: como confiar em alguém que não lhe respeita? Equipes treinadas, motivadas e de alto desempenho não combinam com ambiente de assédios, pelo contrário, este ambiente de foco distorcido gera insegurança, desconfiança e improdutividade.

As empresas precisam investir em conscientização, prevenção, canais internos de denúncia e rigor ao apurar os casos

O trauma causado às vítimas, pelo assédio, é indescritível, deve ser respeitado e há sempre o que fazer para evitar males maiores. As testemunhas podem ligar anonimamente 190 e a pessoa assediada pelo telefone 180. No primeiro caso, o Ministério Público abre uma investigação mesmo que o denunciante não se identifique. As empresas precisam investir em conscientização, prevenção, canais internos de denúncia e rigor ao apurar os casos. O assédio deixa marcas profundas nas vítimas, prejudica o ambiente organizacional e gera prejuízos quase incalculáveis para as empresas.


 

Publicidade

Veja também