Assentamento de Bernardes é 1º a ser reflorestado

Projeto, que visa à restauração de matas ciliares e a proteção de cursos d’água, prevê o plantio de 111 mil mudas em 5 anos

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 29/10/2016
Horário 08:12


Em visita à região de Presidente Prudente, o governador Geraldo Alckmin (PSBD) realizou ontem o plantio simbólico de mudas nativas no Assentamento Florestan Fernandes, primeiro do Estado que terá todas as áreas ambientais reflorestadas dentro do Programa Nascentes. O projeto, que visa à restauração de matas ciliares e a proteção de cursos d’água com investimentos públicos e privados, prevê o plantio de 111 mil mudas em 66,80 hectares, em um prazo de cinco anos. O investimento para recuperação do espaço é de R$ 1 milhão. "Serão mais de 20 mil mudas plantadas até o fim do ano. Vamos fazer essa recuperação nos 137 assentamentos rurais do Estado e estamos começando este trabalho por Presidente Bernardes", comenta o governador.

Jornal O Imparcial Governador, secretários e autoridades realizaram plantio simbólico de mudas ontem

Alckmin esteve no plantio acompanhado de secretários estaduais, prefeitos e vereadores da região, entre outras autoridades, que acompanharam de perto os trabalhados que estão sendo feitos no assentamento para recuperação de toda a APP (área de preservação permanente) e de RL (reserva legal). As primeiras 1,5 mil mudas chegaram ao local em novembro do ano passado. "A meta é, na primeira etapa, plantar 6,5 milhões de mudas nas beiras de rios, córregos, represas, corpos d’água do Estado. Já plantamos 2 milhões", destaca. "Isso em terras que não são do governo, tudo particular. Nestas propriedades, nós vamos, plantamos e tomamos conta por cinco anos. Quem faz o projeto geralmente são organizações não governamentais, quem planta são cooperativas ou empresas e quem paga é quem tem compensação ambiental a cumprir. Então, a pessoa que tem a terra não paga nada para cumprir a lei e recuperar as matas ciliares", explica.

Para o prefeito de Presidente Bernardes, José Lúcio Cauneto (PSB), o programa é importante para melhorar as condições climáticas do município e também por beneficiar diretamente os moradores do assentamento. "O clima está cada dia mais quente. Temos que ajudar a plantar, pois senão não sei onde vamos parar. Os parceiros são importantes para o projeto. Por exemplo, as mudas são feitas em presídios de Presidente Venceslau e depois são passadas para o plantio", revela.

 

Recomposição ecológica


A ação de recuperação das áreas é acompanhada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), entre outras pastas, e prevê ainda o controle de formigas, plantas invasoras, de capina e o replantio de mudas. A recomposição ecológica, conforme a Assessoria de Imprensa do governador, conta com a parceria de três empresas. Uma delas, cumpre TAC (termo de ajustamento de conduta) firmado com o MPE (Ministério Público do Estado) e as outras duas atendem TCRAs (termos de compromisso de recuperação ambiental) acordados com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Segundo a assessoria de Alckmin, desde de 2011, o Itesp investiu R$ 3 milhões no plantio de 291.770 mudas em 140 hectares de APP e RL. Isso se deu em 40 assentamentos de 17 assentamentos paulista, entre estes, os do oeste paulista, localizados em Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Bernardes, Venceslau, Rosana, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista.

 
Publicidade

Veja também