Assinatura de decreto municipal marca instalação da Secretaria de Agricultura

Maurício Nabhan Garcia, chefe da pasta, esteve presente no ato que ocorreu nesta manhã, no Recinto de Exposições Jacob Tosello

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 17/05/2021
Horário 11:22
Foto: Roberto Kawasaki
Prefeito Ed Thomas foi quem assinou os documentos durante o ato nesta manhã
Prefeito Ed Thomas foi quem assinou os documentos durante o ato nesta manhã

A Prefeitura de Presidente Prudente assinou nesta manhã o decreto que instala a Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). O ato ocorreu no Recinto de Exposições Jacob Tosello, no km 563 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), sede da pasta. Quem assume a secretaria é  Maurício Nabhan Garcia, anteriormente, diretor do Departamento de Agricultura da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente).

Participaram do evento autoridades municipais e representantes do setor agrícola. O prefeito Ed Thomas (PSB) foi quem assinou os documentos de instalação e também de nomeação do titular, após leitura aos presentes. 

A instalação da Secretaria Municipal de Agricultura já estava sendo discutida há algumas semanas. No começo do mês, o prefeito e o vice-prefeito, Izaque Silva (Patriota), reuniram-se com vereadores da Câmara Municipal para debaterem sobre a substituição da Serin (Secretaria Municipal de Relações Institucionais) pela Agricultura. 

Os poderes abordaram os possíveis efeitos que a substituição acarretará ao município, além de sugestões e adequações em relação à modificação. Na época, o chefe do Executivo reforçou não se tratar da criação de uma nova secretaria, mas sim da substituição de uma pela outra, "o que não causará impactos financeiros ao município".

Um dos objetivos citados foi o de "estreitar" o relacionamento e o repasse de recursos do Ministério da Agricultura com a cidade, que hoje tem o prudentino Luiz Antônio Nabhan Garcia como secretário de Assuntos Fundiários.

Na segunda-feira da semana passada, a Câmara Municipal aprovou o substitutivo ao PL (projeto de lei) 64/18, de autoria do prefeito Ed Thomas, que extingue a Secretaria Municipal de Relações Institucionais e cria, em seu lugar, a Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). O texto foi aceito em primeira e segunda discussões por 12 votos favoráveis e um contrário em ambos os turnos. 


Roberto Kawasaki - Maurício Nabhan Garcia foi nomeado como secretário da Seagri

Serviços da pasta 

De acordo com a administração municipal, competirá à Seagri “a formulação e execução da política de desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias do município, abrangendo produção, comercialização, abastecimento e armazenamento”.

Ainda: “caberá à pasta promover a execução de programas e projetos de desenvolvimento rural, cooperativismo e associativismo; apoiar o produtor rural nas áreas de defesa sanitária vegetal e animal, assistência técnica e extensão rural, informações sobre o mercado e preços mínimos, armazenagem e abastecimento em articulação com instituições dos governos federal e estadual; e promover a realização de exposições, feiras e outros eventos, com a finalidade de fomentar os produtos agropecuários do município”.


Roberto Kawasaki - Ato ocorreu nesta manhã, no Recinto de Exposições, sede da pasta

Poderes discutem substituição da Secretaria de Relações Institucionais pela de Agricultura

Câmara aprova projeto que derruba Secretaria de Relações Institucionais e cria a de Agricultura

Publicidade

Veja também