Assunto da dengue é repetitivo, pois ainda falta conscientização

EDITORIAL -

Data 21/05/2019
Horário 04:00

De tempos em tempos, o assunto é sempre o mesmo: a dengue. Este ano, é daqueles que assusta. Com números que só aumentam a cada dia, a doença é preocupante. Só em Presidente Prudente, conforme números atualizados pela Prefeitura, mais 121 casos de dengue foram computados. Agora, são 995 registros da doença. Do total, 18 são importados, vindos de outras localidades, e 977 são autóctones, ou seja, contraídos no município. Além disso, há também 4 mil notificações. Do montante, 1.424 aguardam resultados. Entre as demais, há o número de catalogações confirmadas e os exames que já deram resultado negativo para doença.

Impressionante como um mosquito tão pequenino consegue causar tantos transtornos e preocupar a comunidade de maneira tão intensa. Nesta semana, a VEM (Vigilância Municipal Epidemiológica) investiga a morte de uma mulher de 37 anos possivelmente por conta da doença. Ela estava grávida de oito meses e internada no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Ceravólo. O bebê passa bem. Se confirmado, esse pode ser o segundo caso de óbito por conta da dengue. É isso! A dengue mata!

E não adianta só esperar que a administração municipal tome as devidas providências – muitas ações são feitas pela cidade. E não só em Presidente Prudente. Todas se mobilizam neste sentido. Tudo seria diferente se cada um fizesse sua parte, mas tem quem ainda não entendeu a tarefa de casa. E há quem não faz o que precisa em diversas partes do Brasil, não só na região, conforme o estudo. O assunto é repetitivo, assim como os casos confirmados, que não param de aumentar.

É essencial que a comunidade se una e faça sua parte. É preciso casas limpas, sem água acumulada. É necessário juntar as forças para sair desta realidade. Todos precisam entrar nessa luta. Faça a sua parte e cobre as ações necessárias do seu vizinho. Só vamos ganhar essa luta contra o mosquito e evitar outras tantas mortes se nossas forças forem superiores as do inseto.

Publicidade

Veja também