Atendimento do Same é prestado por 40 profissionais em Prudente

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 26/04/2019
Horário 06:00
 José Reis - Sede do Atendimento Móvel de Emergência fica na Avenida Coronel Marcondes, 2.135
José Reis - Sede do Atendimento Móvel de Emergência fica na Avenida Coronel Marcondes, 2.135

Ocorreu na manhã de ontem, em Presidente Prudente, a entrega oficial de ampliação do Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), serviço que atende aos chamados realizados por meio do número 192. O local, que conta com mais de 40 profissionais, agora dispõe de estrutura ampliada e adequada à prestação de serviço, como a presença de um alojamento. “Melhorando a condição de trabalho, melhoramos, consequentemente, o atendimento ofertado aos prudentinos”, expõe o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto.

Conforme a Prefeitura, as obras foram executadas com recursos próprios da administração, sendo que a empreitada é dada como importante para garantir a qualidade dos serviços prestados à população, com a presença de profissionais como: técnicos de enfermagem, que acompanham todos os atendimentos, motoristas socorristas, policiais militares e bombeiros, bem como enfermeiros e supervisão.

“Além do quadro de funcionários, são seis viaturas novas, climatizadas, equipadas com o que há de mais moderno para o atendimento de diversas ocorrências clínicas”, informa a Prefeitura. Quatro dos veículos atendem ao perímetro urbano da cidade e as outras duas foram destinadas exclusivamente para os distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão.

“Esse é um departamento da Secretaria da Saúde que funciona 24 horas pode dia, o que faz com que tenhamos funcionários aqui a todo o momento no local. Com a melhora na estrutura, que antes era inadequada, trouxemos maior quantidade de banheiros, a central de controle das ambulâncias e, com isso, teremos um serviço adequado para o porte da cidade”, afirma o secretário. Além disso, ele salienta que houve uma integração no sistema que gerencia os chamados dos números 192 e 193, de forma que duas ambulâncias não sejam direcionadas para um mesmo atendimento, o que deve otimizar o tempo das equipes.

Segundo a Prefeitura, em 2018 foram 18 mil atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência, como transferências das UPAs (Unidades de Prontos-Atendimentos), crises respiratórias e paradas cardíacas. Não há expectativa de aumento nos números, já que a ampliação feita foi na estrutura do espaço e não em quantidade de equipes.

ServiçoO Serviço de Atendimento Móvel de Emergência fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.135, Vila Euclides. Via telefone ele pode ser acionado via 192.

Publicidade

Veja também