Atividades à distância do Senac de Prudente ajudam alunos durante pandemia

Estudantes recebem orientações sobre saúde, bem-estar, gastronomia e autoconhecimento, com auxílio da tecnologia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/05/2020
Horário 15:00
Arquivo - Eixo principal é o desenvolvimento de competências socioemocionais, por meio de atividades que possam ser realizadas de forma remota
Arquivo - Eixo principal é o desenvolvimento de competências socioemocionais, por meio de atividades que possam ser realizadas de forma remota

Enquanto as aulas presenciais permanecem suspensas por causa da pandemia do novo coronavirus, alunos de vários cursos do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente têm aulas e atividades remotas, de forma simultânea ou não, com o auxílio de ferramentas tecnológicas. A adaptação teve que ser rápida e, em meio a adequações necessárias para seguir com o projeto pedagógico, houve a necessidade de olhar para outras situações que afetam a rotina dos alunos.

“O risco de adoecer, que gera medo e insegurança; a situação de confinamento, que por si só, também afeta o emocional; além de questões relacionadas a trabalho e renda, impactam e interferem na capacidade de aprendizagem e de relacionamento”, afirma Cláudia Dias, supervisora educacional da unidade.

Para ajudar os alunos a superar os desafios, a unidade reorganizou o projeto Integracão, realizado na primeira semana de aulas, e, ao longo dos cursos realizados na instituição. Batizado de Integra-Ação Remota, o eixo principal é o desenvolvimento de competências socioemocionais, por meio de atividades que possam ser realizadas de forma remota, durante o período do isolamento social. “São vários temas, como comunicação assertiva, cultura de paz, alimentação saudável e reconfortante, atividade física, saúde, projeto de vida, entre outros”, explica Cláudia Dias.

Um desafio enfrentado para organizar o projeto foi: como trabalhar temas tão diversos? Usando a criatividade e envolvimento de todos. São utilizados vídeos, vivências, jogos, testes e rodas de diálogos.

 

Gastronomia por lives

Uma das iniciativas visa desenvolver o interesse dos alunos pela gastronomia. Para isso, o docente e chef Eduardo Hamed Arias se vale de transmissões ao vivo para compartilhar conhecimento. Os alunos têm acesso à receita, com antecedência, para que providenciem os ingredientes necessários para a confecção do prato. Na hora marcada, a live começa e os alunos vão fazendo, em casa, o preparo junto com o professor.

 

Interação entre os alunos

Também foram criadas turmas de atividade física e bem-estar. “Com o uso de ferramentas digitais, no Senac em Forma, os alunos recebem orientações, vídeos, dicas de alimentação saudável e reconfortante, yoga, autocuidado e mindfulness. O docente encaminha no dia anterior, as propostas de atividades a serem praticadas no dia seguinte”, explica a docente do Senac de Presidente Prudente, Fabiana Neme Nogueira Ramos, responsável por uma das turmas.

Outra equipe, chamada Corrente do Bem, tem focado necessidades básicas, como alimentação, fortalecimento de vínculos, oferta de redes de apoio e parcerias para colaboração durante a pandemia.

“O projeto Integra-Ação Remota conta com a participação de toda a equipe administrativa e pedagógica e é bem aceito pelos alunos, que se sentem acolhidos e cuidados”, finaliza Cláudia Dias.

Publicidade

Veja também