Atividades incentivam prática do exercício físico

Esportes - Daniela Silveira

Data 30/05/2013
Horário 04:34
 

Com o tema "Você se mexe e o mundo mexe junto", Presidente Prudente e mais 63 cidades da região atendida pelo Sesc Thermas participaram, ontem, da 19ª edição do Dia do Desafio, uma campanha regular que incentiva a prática de exercícios físicos de livre escolha. Neste ano, a capital da Alta Sorocabana competiu com Girardot, cidade localizada na Colômbia. Para conseguir o maior número de adeptos Prefeituras, empresas e escolas se mobilizaram para o desafio. No Sesc Thermas, a capitã da seleção brasileira de vôlei, Fabiana Claudino, realizou a integração entre os participantes. Na competição do ano passado, 37% dos prudentinos estiveram envolvidos na ação.

Jornal O Imparcial No Sesc, crianças e adolescentes realizaram várias atividades

De acordo com o coordenador do Dia do Desafio na região, Lucas Melo Neves, o evento visa mobilizar o maior número possível de pessoas para a prática esportiva, seja ela corrida, ginástica, caminhada, passeio de bicicleta, alongamento, dança, jogos esportivos e recreativos, entre outros exercícios. "Qualquer prática é válida para registrar a participação para a cidade". Ele acrescenta que, além disso, o Dia do Desafio tem a preocupação de despertar nas pessoas a vontade de fazer exercícios, por causa dos benefícios à saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Neves relata que o Sesc São Paulo coordena o evento em todo o oeste paulista, onde 64 municípios participam da ação. Diz ainda que Prudente é uma cidade com população ativa e a expectativa é manter as porcentagens de participação.

Ainda no Sesc Thermas, alunos da rede municipal, da Legião da Boa Vontade (LBV) e jovens da Fundação Mirim e fizeram diversos exercícios ministrados por professores de educação física. Na ocasião, a jogadora de vôlei interagiu com os participantes no evento. Ela falou sobre a importância do papel do atleta em eventos como o Dia do Desafio. "Situações como esta permitem que as crianças visualizem o atleta de perto e também mostra que o sonho é possível", afirma.

O coordenador da Fundação Mirim, Pedro Junior Tominato, também incentivava os estudantes relatando sua própria experiência. "Jogo futebol e caminho". Comenta ainda que depois que iniciou os exercícios físicos seu cansaço e respiração melhoraram. "No início é difícil, mas depois se torna favorável", afirma.

A estudante Nataly Flumignan, 16 anos, diz que joga futebol, anda de bicicleta e também corre. Ressalta que a prática esportiva melhora seu condicionamento físico. "Acho que não basta querer, tem que gostar também", opina.

 

Envolvimento local

A Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) também promoveu diversas ações. Ontem pela manhã, durante o encerramento dos Joguinhos Estaduais das Escolas Municipais (Jempp), no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação, os alunos realizaram alongamento e também fizeram alguns exercícios aeróbicos.

A secretária de esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, revela que em todas as praças esportivas do município ocorreram atividades, além delas na Vila Iti, no campo de grama sintética do Parque do Povo e outros locais. "Queremos que a população prudentina entenda que as atividades trazem benefícios infinitos", declara.

A coordenadora do Dia do Desafio pela Semepp, Maria Angélica Lopes Freitas, relata que no ano passado, Prudente competiu com a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro. "Tivemos 37% de participação". Expõe ainda que as condições climáticas não ajudam a disseminação do evento, mas mesmo assim espera que o resultado seja positivo.
Publicidade

Veja também