Atriz e poetisa, Elisa Lucinda visita o Flitpp hoje, às 19h30

Também poeta, Carlos Francisco Freixo, que será o mediador espera que encontro sirva para ampliar visões de mundo e trocar conhecimentos

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 29/08/2018
Horário 05:15
Cedida / Secult - Elisa Lucinda traz para o Flitpp um pouco de seu viés poético e de sua carreira como atriz
Cedida / Secult - Elisa Lucinda traz para o Flitpp um pouco de seu viés poético e de sua carreira como atriz

“Parem de falar mal da rotina”, assim diz Elisa Lucinda, atriz, jornalista e escritora convidada especial de hoje, no Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente) que está sendo realizado no Centro Cultural Matarazzo que estará à espera do público a partir das 19h30, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo para um bate-papo sobre suas obras e carreira. O mediador da atividade gratuita será o presidente da APE (Associação Prudentina dos Escritores), Carlos Francisco Freixo.

Segundo Freixo, a visita de Elisa será interessante para todos aqueles que são antenados e que gostam de novidades relacionadas ao universo literário. Para a APE, ele afirma que se trata de uma aproximação de perspectivas de mundo, uma vez que, os questionamentos que a convidada levanta em suas poesias condizem com as ideias da associação.

“Temos sintonia com alguns pensamentos dela e trazê-la para compartilha-los no Flitpp é importante porque temos a ideia de que estamos distantes da realidade, [por sermos do interior de São Paulo] e não é bem assim. Além disso, observar pelo olhar dela acaba acrescentando, podem surgir novos pontos de vista sobre assuntos cotidianos”, expõe Freixo.

Entre essas ideias de Elisa, o presidente da associação que também é professor destaca a proximidade da escritora com temas atuais como a reafirmação da figura feminina no meio social e o empoderamento da mulher negra.  “Ela traz questões como essas para um lado humano, é um grande prazer poder mediar esse bate-papo porque percebemos que é alguém com uma cabeça muito boa e reflexiva. O que a torna uma escritora nata,”, explana Freixo.

De acordo com Freixo, todo produtor de versos deve ser um bom questionador e ter uma visão ampliada de mundo. “Ela questiona, e é disso que precisamos, pessoas que se perguntem sobre coisas da vivência e, com isso, coloquem em suas obras tanto a reafirmação de algo quanto possíveis dúvidas. Eu, particularmente, gosto muito de dúvidas, faz com que repensemos a realidade em que estamos inseridos e coloquemos um olhar além dos fatos”, frisa.

Elisa Lucinda

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa de Elisa Lucinda, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Entretanto, com base na página oficial do Facebook da atriz,  é possível redigir um pouco sobre sua relevância no meio artístico. Segundo a página, convidada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), ela e sua equipe criaram o projeto “Palavra de Polícia e outras Armas” que diz respeito a humanização policial e educação contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com essa iniciativa, a atriz visitou países como Espanha e Portugal.

No meio teatral, a atriz tem, entre tantos, o monólogo “Parem de Falar Mal da Rotina” – resultado de sua poesia – que foi premiado como melhor espetáculo no troféu Raça Negra 2010. Deste ano até hoje a artista acumula boas produções, tanto em teatro quanto em literatura. Regina Zappa, autora da biografia de Chico Buarque e diretora do filme sobre Edu Lobo, prepara um documentário sobre a obra e trajetória de Elisa até aqui”, informa a página da atriz. 

“PAREM DE FALAR MAL DA ROTINA”

Elisa Lucinda

“Parem de falar mal da rotina

parem com essa sina anunciada

de que tudo vai mal porque se repete.

Mentira.

Bi-mentira: não vai mal porque repete.

Parece, mas não repete não pode repetir

É impossível!

O ser é outro o dia é outro a hora é outra

e ninguém é tão exato.

Nem filme.

Pensando firme nunca ouvi

ninguém falar mal de determinadas rotinas:

chuva, dia azul, crepúsculo, primavera, lua cheia,

céu estrelado, barulho do mar.

O que que há? (...)”

Serviço

O bate-papo com Elisa Lucinda ocorre dia 29 de agosto às 19h30 na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo. A atração faz parte da programação do Flitpp que ocorre até dia 02 de setembro na Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes em Presidente Prudente (SP).

Arquivo - Carlos Francisco Freixo é presidente da APE  e irá mediar o bate-papo com Elisa Lucinda

 

Publicidade

Veja também