Aulas vagas preocupam pais e alunos em Prudente

“Já chegamos a deixar de assistir quatro aulas em um só dia. Me sinto despreparada para vestibulares”, reclama estudante

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 03/11/2017
Horário 12:02

A falta de professores substitutos e o grande número de aulas vagas preocupam os pais e alunos de escolas estaduais de Presidente Prudente. Depois de divulgar, na semana passada, um levantamento feito pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial Estado de São Paulo) com 45 escolas da região que deixaram de dar 10.038 aulas no primeiro semestre, pais e alunos da Monsenhor Sarrion entraram em contato com O Imparcial e afirmam se sentir prejudicados com o número crescente de aulas não ministradas na unidade de ensino. A escola foi a que apresentou maior número de aulas não dadas nos dois primeiros bimestres (844). A secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por sua vez, afirma que a região conta com 150 professores substitutos cadastrados e ressalta que a unidade já está com o calendário de reposição em andamento.

A comerciante Juliana Donzelli Gomes, 36 anos, tem três filhos que estudam no ensino médio na Monsenhor Sarrion, sendo dois no último ano e um no primeiro ano, e ressalta estar “indignada” com a quantidade de vezes que os filhos deixam de assistir aula na escola. “É muito frequente eu ouvir reclamações dos meus filhos por terem ficado sem fazer nada na escola. Minha maior preocupação são os dois que estão no último ano, pois o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os vestibulares estão muito próximos”, afirma.

A mãe salienta já ter visitado a escola com o intuito de achar respostas às aulas vagas e explica ter recebido um posicionamento “preocupante”. “Fui bem atendida, mas disseram que a falta de professor substituto é uma realidade e um problema para a escola. Muitos estão afastados por algum motivo e os maiores prejudicados são os alunos”.

 

Desamparados

O final do ano se aproxima e, com ele, é inevitável aos alunos do último ano do ensino médio pensar em vestibulares e o temido Enem. A estudante do terceiro ano, Isabela de Jesus Gomes, 17 anos, afirma que as aulas vagas estão presentes diariamente na Monsenhor Sarrion. “Isso varia de acordo com períodos. Já chegamos a ter quatro aulas vagas em um só dia. Justamente agora que eu preciso estar preparada para os vestibulares, me sinto desamparada”, salienta. Isabela comenta ainda ter sentido vontade de fazer cursos pré-vestibulares, pois acredita estar prejudicada para enfrentar as provas de final de ano.

Já a aluna também do terceiro ano, Laura Carvalho Leite Anzoatequi Cordeiro, 17 anos, a maior preocupação está na matéria de geografia, que, segundo ela, está sem professor efetivo desde o início do ano. “Cada substituto dá um conteúdo diferente e isso confunde os alunos. Sentimos falta da continuidade das matérias quando há aulas vagas ou substitutos”, comenta.

Questionada sobre a frequência das aulas não assistidas, Laura confirma a versão da amiga e salienta que apenas na semana passada, foram cinco aulas não ministradas. “Não podemos ser dispensados e por isso ficamos com as horas vagas na escola. Entendo que a culpa não é da direção ou da unidade, mas saímos prejudicados e não vemos um retorno”, finaliza.

 

Reposição em andamento

A secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio de nota, afirma que na Escola Estadual Monsenhor Sarrion há três professores em licença, sendo que as aulas de dois deles já foram atribuídas a outros profissionais. “Apenas as aulas de geografia não foram atribuídas por outro professor; no entanto, até que a atribuição ocorra, a escola conta com a atuação de professor substituto”. O documento salienta que a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente conta com 150 profissionais substitutos.

A diretora da escola, Joana D’arc Patrício do Nascimento, afirma que os dados são preocupantes “em primeiro olhar” e ressalta a importância de se levar em consideração fatores como a quantidade de aulas ministradas no semestre e a qualidade do ensino, já que os alunos estão “acima da média”. “Vimos que são 844 aulas vagas nos dois primeiros bimestres, de 17.700 que são dadas durante o semestre. Esse valor representa apenas 4,77%, portanto, é algo que pode ser melhorado”, expõe.

Joana acrescenta que, mesmo com a lista de professores substitutos, a recusa por parte dos convocados é considerável. “Quando precisamos, a maioria diz que já tem compromisso, ou reclama de estar longe da escola. Mesmo com as dificuldades estamos repondo aos sábados, para que não haja prejuízo”.

 

NÚMEROS

1.500

alunos são atendidos na Monsenhor Sarrion

 

100

dias letivos nos primeiros 6 meses

 

17.700

aulas são previstas para o 1º semestre

 

844

aulas vagas nos dois primeiros dois bimestres

 

4,77%

é a porcentagem de aulas vagas diante do total

 

177

aulas são dadas por dia

 

SAIBA MAIS

O MPE (Ministério Público Estadual), por meio do Geduc (Grupo de Atuação Especial de Defesa da Educação), conforme já noticiado, instaurou um procedimento administrativo de acompanhamento contra o Estado, após a denúncia realizada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial Estado de São Paulo) sobre a quantidade de aulas não ministradas na rede (10.038), na região de Presidente Prudente, no primeiro semestre. Foram 45 escolas analisadas no levantamento.

Publicidade

Veja também