Avance, mesmo na crise!

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 11/07/2021
Horário 07:00

No momento atual, muitas pessoas dizem vivenciar uma instabilidade na fé. Sentem-se descalças num terreno desidratado e escaldante. Muitas não desejam mais rezar. Não almejam se comprometer com o Reino. Alegam: "Deus está dormindo". E acrescentam: "Dói na alma essa apatia espiritual". Apesar disso, saiba que a crise na fé é passageira. Por enquanto cuide para que essa crise de fé não se transforme em uma impiedade egocêntrica. Não deixe essa crise se vestir de sarcasmo com Deus. O perigo real não é a crise, mas a descrença, a incredulidade, a impiedade. Ainda sem apetite não deixe de se alimentar. Será um duelo: sua perseverança relutante contra sua indiferença cômoda. Sua fé sussurrará serena: "Avante!" Sua crise berrará desesperada: "Largue mão!" O embate de ambas pode demorar, porém o lucro da esperança virá. Aprenda de uma vez por todas: fé pode ser não obter respostas e, esperança é aguardar na desilusão. Já disse uma disse: “Jesus se entregou ao sono enquanto os discípulos navegavam. Se Jesus estivesse acordado, os discípulos não teriam orado pela tempestade que se ergueu. Talvez tenha sido mais fácil acalmar a tempestade do que os discípulos medrosos. Se a tempestade te causa espanto, saiba que surpresa maior é saber que mesmo dormindo Jesus está no controle de tudo. A sua fé precisa apenas saber de uma coisa: Jesus está no barco. Você já convidou Jesus para navegar contigo? Que as tormentas diárias sejam acalmadas por Jesus e, que Ele restaure a tranquilidade e nos dê o porto da Salvação”. O segredo está em resistir enquanto é noite, sabendo daquilo que se contemplou no clarão do dia. (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

MINI SERMÃO:
15º Domingo do Tempo Comum (Mc 6,7-13)
Jesus envia dois a dois para dizer: dois são os preceitos da caridade – amor a Deus e amor aos irmãos. Não se pode ter caridade com menos de dois. Quem não tem caridade com o outro, jamais tome a função de evangelizar. Se hoje podemos “ir” é porque antes Jesus “veio”. Devemos ir para anunciar nosso Deus que veio e Se fez homem. A orientação é para nada levarmos, pois já levaremos tudo: o cajado do Amor. Não se ocupe com as coisas materiais, para que não corra o risco de oferecer menos aos irmãos os bens eternos. Para quem leva Amor, não faltará nem mesmo aquilo que não levou. Para o anúncio comunicado e rejeitado: sacudir a poeira dos pés. A quem não acolhe o Evangelho só resta ficar com a poeira do pecado. (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Emilianópolis
Missas:
Sábado às 18h30 – Igreja Matriz,
Domingo às 9h e às 18h30 – Igreja Matriz.

MENSAGEM DO PAPA:
O discípulo missionário tem antes de mais um seu centro de referência, que é a pessoa de Jesus. Os Apóstolos nada têm de seu para anunciar, nem capacidades próprias para demonstrar, mas falam e agem porque foram “enviados”, enquanto mensageiros de Jesus. Este episódio evangélico refere-se também a nós, e não só aos sacerdotes, mas a todos os batizados, chamados a testemunhar, nos vários ambientes de vida, o Evangelho de Cristo. E também para nós esta missão é autêntica apenas a partir do seu centro imutável que é Jesus. Não é uma iniciativa dos fiéis individualmente nem dos grupos, nem sequer das grandes agregações, mas é a missão da Igreja inseparavelmente unida ao seu Senhor. Cristão algum anuncia o Evangelho “por conta própria”, mas unicamente enviado pela Igreja que recebeu o mandato do próprio Cristo. É precisamente o Batismo que nos torna missionários. Um batizado que não sentir a necessidade de anunciar o Evangelho, de anunciar Jesus, não é um bom cristão. Os Doze receberam a ordem de “que nada levassem para o caminho a não ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto” (v. 8). O Mestre quis que eles fossem livres e ligeiros, sem apoios nem favores, com a única certeza do amor d’Aquele que os envia, fortalecidos unicamente pela sua palavra que vão anunciar. O cajado e as sandálias são o equipamento dos peregrinos, porque eles são mensageiros do reino de Deus. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2018)

Padre Rafael Moreira Campos
Vigário da Paróquia São João Batista – Pirapozinho/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também