Balneário da Amizade: estudo da balneabilidade da água tem início em Prudente

Foram coletadas as primeiras amostras, que serão destinadas aos laboratórios para análise; iniciativa ajudará a conter possíveis fontes de contaminação

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2022
Horário 15:08
Foto: Cedida
Primeiras amostras das águas do balneário já foram coletadas
Primeiras amostras das águas do balneário já foram coletadas

Visando recuperar a balneabilidade de um dos principais cartões-postais de Presidente Prudente - o Balneário da Amizade -, a Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) estiveram reunidas nesta terça-feira, no local, para darem início ao processo de monitoramento da qualidade da água. Os profissionais coletaram as primeiras amostras, que serão destinadas aos laboratórios de estudo para análise.

Segundo o professor e responsável pelo Departamento de Saneamento Básico da Unoeste, André Turin, o estudo envolve a participação dos acadêmicos dos cursos de Biologia e de mestrado em Meio Ambiente, além do próprio Departamento de Saneamento. “O trabalho no Balneário será em conjunto, reunindo ensino, pesquisa e extensão para o monitoramento permanente da qualidade da água, o que contribuirá para identificar eventuais lançamentos irregulares”, explica.

“O serviço será feito durante quatro semanas, com coletas em três pontos diferentes do rio. Iremos coletar amostras para verificar a qualidade da água e sua balneabilidade. Posteriormente, o objetivo é elaborar projetos e ações de aprofundamento para verificação e contenção das possíveis fontes de contaminação”, pontua Turin.

Publicidade

Veja também