Batismo/árvores

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 12/08/2021
Horário 03:33

A Usina Caeté, unidade de Pauliceia, apoia a iniciativa da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Ouro Verde, que está desenvolvendo um projeto para marcar o compromisso dos pais quando do batismo dos filhos. Quando cada criança for batizada, os pais recebem uma muda de árvore para ser plantada como marca de que duas vidas estarão sendo acompanhadas em seus crescimentos. A usina apoiou o projeto, pois reconhece que existirá um compromisso dos pais para a preservação do meio ambiente.  

JUSTIFICATIVAS
Para o engenheiro ambiental da unidade Pauliceia, Ricardo Jampani Picinini, a solicitação do padre daquela paróquia trouxe um misto de surpresa e felicidade. “Tudo que está relacionado a plantar nos interessa, pois é uma ótima oportunidade para participar de um projeto religioso, que é um momento tão importante para os familiares das crianças que recebem o sacramento do batismo. Plantar árvores não é um dom ecológico, mas também representa uma mudança de consciência diante da degradação ambiental”, assinalou o engenheiro.

CP
Para investigar a denúncia de que a vereadora Sara dos Santos Scarabelli Souza (Pode), supostamente furou o isolamento social com suspeita de Covid-19, a Câmara Municipal de Dracena abriu mais uma CP (Comissão Processante) para apurar o assunto. Segundo se denunciou, a vereadora teve a doença confirmada em teste realizado em laboratório particular, e não teria respeitado o isolamento social imposto pelos profissionais do Cemac (Centro Municipal de Atendimento à Covid-19). A denúncia contra a vereadora foi feita pelo presidente do Diretório Municipal dos Democratas, Valter Fernandes, e, por oito votos a três, teve o recebimento aprovado.

SEMANA LITERÁRIA
Até amanhã, os adamantinenses poderão participar da Semana Literária, que acontece desde o dia 10. Tudo ocorre na calçada da Biblioteca Municipal "Jurema Citelli" para evitar aglomeração e seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Os participantes tiveram contato com escritores do município, que estiveram à disposição dos presentes para um bate-papo informal.

RADARES NA NOVA ALTA PAULISTA 
Restringidos à extensão da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) aos municípios da Nova Alta Paulista são 14 dispositivos eletrônicos de fiscalização, dos quais 10 são radares portáteis. Outros quatros são redutores de velocidade e, entre os radares portáteis, o que chama atenção é a faixa de extensão de cada um dos 10 pontos, o que permite o deslocamento dos dispositivos. 

EXEMPLOS
Assim, em determinado ponto, do km “X” ao km “Y”, o equipamento pode eventualmente ser deslocado. Em um deles, por exemplo, o equipamento portátil está autorizado a operar do km 566 (Parapuã) ao km 571 (Osvaldo Cruz). Em outro, do km 580 (Inúbia Paulista) ao km 589 (Adamantina). Em outro exemplo, o radar portátil está autorizado a operar entre o km 602 (Flórida Paulista) ao km 622 (Pacaembu). 

RECESSO DO LEGISLATIVO
Foi apresentado na Câmara Municipal de Flórida Paulista um projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, autoria dos vereadores José Ricardo David de Oliveira, Professora Rafael Gonçalves dos Santos, João Batista Fraschi (João Catenga), Roselino Alves de Souza (Gato do Ovo), Priscila Lima dos Santos Palomares e Tiago Ribeiro de Souza, que em seu teor tem a iniciativa de acabar com o recesso legislativo que ocorre anualmente no mês de julho. Neste período, segundo os vereadores, são concedidos 30 dias de “férias”, ocasião em que também são interrompidas as realizações de sessões ordinárias, apreciações de projetos e outras demandas importantes para o município.

AS RAZÕES
No entendimento dos vereadores proponentes do projeto, acabar com o recesso do mês de julho e manter somente o do período de dezembro/janeiro, quando ocorrem as festas de fim de ano, resultaria em um melhor serviço prestado à população, além de poderem dar andamento nas demandas internas e que são enviadas pelo Executivo – que por sua vez não ficariam acumuladas.

CASTRAÇÕES/PET
O veterinário responsável pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), do Ciesnsp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), Fernando Murai, esteve em Tupi Paulista em visita técnica ao diretor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Emerson Pereira Blaia. Na ocasião, foi acordado que o município irá encaminhar todos os cães e gatos do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ (Canil Municipal) para serem castrados no Hospital Veterinário da FEA (Fundação Educacional de Andradina), que possui convênio com o consórcio. Todos os animais aptos passarão pelo procedimento cirúrgico. 

FILOSOFANDO EM TROVAS
Quando se faz uma conversa
Pra resolver coisa a dois,
É melhor que façam logo
Não deixando pra depois.
                                   (José Costa)

Publicidade

Veja também