Beber água e controlar a pressão arterial reduzem risco de problemas

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 13/03/2015
Horário 09:17
 

         

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado ontem, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico), em parceria com a Proext (Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), mobilizou a população de Presidente Prudente para conscientizá-la sobre a importância de cuidar da saúde dos rins. A ação, que recebeu o nome de "Campanha para rins saudáveis", contou com a participação de 40 alunos da instituição. Exames como aferição de pressão arterial, exame de glicemia, colesterol e creatinina foram realizados.

Para a coordenadora das Ações Extensivas na Área da Saúde, Rosilene Martins Viel, o grande destaque é a realização do teste da creatinina, pois se os pacientes apresentassem alguma alteração na glicemia ou na pressão arterial, eles eram encaminhados para verificar se apresentavam com algum problema renal. "Essa avaliação verificará se o participante tem algum problema no rim ou não, e como a gente pode acompanhar esse paciente", expõe.

A campanha é celebrada no mundo inteiro, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a DRC (doença renal crônica) que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Eloísa Guerreiro Batista, 24, descobriu um problema de rim há cinco anos e teve que deixar o emprego, pois passa nove horas do dia na diálise. "O choque em fazer diálise é grande. Em agosto completará cinco anos que estou na fila por um transplante", afirma.

A ação atendeu a comunidade que estava presente e reforçou os cuidados necessários para uma vida saudável.

Segundo a dona de casa Márcia Satomi Yassumi, 48, é importante que todos participem do evento, pois é necessário saber como está a saúde. "Posto de saúde é sempre lotado. Aqui não tenho que esperar muito para ser atendida, sem contar que é gratuito", comenta.


ORIENTAÇÕES


-          Tenha hábitos alimentares saudáveis;

-          Controle o peso;

-          Pratique atividade física regularmente;

-          Controle a pressão arterial;

-          Beba 2 litros de água por dia;

-          Se for diabético ou tiver histórico de diabete na família, controle a glicemia (açúcar no sangue) regularmente.

Fonte: Carim

 

SAIBA MAIS


CARIM


Fundado em 2004, hoje o Carim atende cerca de 250 pacientes renais crônicos, que fazem hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia e no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Prudente.
Publicidade

Veja também