Bebês prematuros: pequenos heróis

EDITORIAL -

Data 05/12/2019
Horário 04:02

Eles acabaram de chegar ao mundo, mas já enfrentam batalhas dignas de super-heróis. Estes pequenos milagres, com tão pouco tempo de vida, são capazes de multiplicar o amor e a fé de suas famílias. Pois é... os bebês prematuros parecem mais lembretes de que Deus está em toda parte, nos mínimos detalhes. Como é possível que seres tão frágeis e indefesos sejam dotados de tamanha força e vontade de viver? Na edição de ontem, este diário trouxe aos leitores informações sobre os partos prematuros em hospitais públicos de Presidente Prudente.

Neste ano, dos 2.778 procedimentos realizados no Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira e no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo – as duas unidades que fazem partos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade –, 454, ou 16,3% do total, foram antes das 37 semanas de gestação. O índice, considerado alto, pode estar associado a diversos fatores, como uma gestação de gêmeos, infecções durante este período ou até mesmo problemas como pressão alta e descolamento prematuro de placenta.

Apesar disso, é importante observar que com o acompanhamento correto, a criança é capaz de se desenvolver de maneira saudável e crescer sem sequelas. A notícia de uma gestação, para a maioria das famílias, é recebida com muita alegria. É uma grande bênção! A cada mês, o bebê se desenvolve, a barriga da mamãe cresce, assim como a expectativa da chegada do novo membro da família.

Quando ocorre um nascimento prematuro, muitas dúvidas podem surgir na cabeça dos pais, mas que não atingem a certeza em seus corações de que aquele bebê, tão esperado, vencerá o desafio da sobrevivência. Com certeza, ninguém passa “ileso” por uma situação como essa. Esses pequenos grandes heróis nos ensinam que muitos problemas que enfrentamos no dia a dia – e que parecem um bicho-de-sete-cabeças – na verdade são ínfimos perto da realidade de quem precisa lutar para viver já nos primeiros minutos de vida.

Publicidade

Veja também