Bioma caatinga

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Logo, grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrada em algum outro lugar do planeta. O nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco, já que a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos.

A caatinga ocupa uma área equivalente a 10% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos Estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas Gerais (região Sudeste do Brasil). A caatinga é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada.

Pesquisas recentes vêm revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos

Entretanto, pesquisas recentes vêm revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos. Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana-estépica. Entretanto, sua paisagem é bastante diversa, com regiões distintas, cujas diferenças se devem à pluviometria, fertilidade e tipos de solo e relevo. Apesar da sua importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos, devido principalmente ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e industriais, ao sobrepastoreio e a conversão para pastagens e agricultura.

Frente ao avançado desmatamento, que chega a 46% da área do bioma, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o governo vem buscando concretizar uma agenda de criação, desde 2009, de mais (UCs) Unidades de Conservação federais e estaduais no bioma, além de promover alternativas para o uso sustentável da sua biodiversidade. Paralelamente ao trabalho para a criação de UCs federais, algumas parcerias vêm sendo desenvolvidas entre o Ministério do Meio Ambiente e os Estados supracitados, visando à criação de Unidades de Conservação estaduais.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também