Buracos em rotatórias preocupam motoristas

Para usuários, principais riscos são referentes às possibilidades de acidentes, bem como danos aos veículos

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 18/10/2018
Horário 07:29
Marcio Oliveira - Na Rua José Cupertino, buracos se sobressaem à sinalização horizontal existente
Marcio Oliveira - Na Rua José Cupertino, buracos se sobressaem à sinalização horizontal existente

A segurança viária ocorre com a junção de vários fatores, como, por exemplo, prudência, sinalizações e infraestrutura. Esse último item, aliás, tem chamado a atenção de alguns motoristas em Presidente Prudente, na verdade pela ausência dele, que pode ser percebido pelas ruas esburacadas, principalmente no entorno de algumas rotatórias. O cenário tem incomodado e preocupado os usuários da via.

No primeiro apontamento, o morador Aristeu Medeiros ilustra a Rua José Cupertino, que fica às margens da rotária entre a Rua João Gonçalves Foz com a Avenida 11 de Maio, próximo à 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Como ele disse e também foi comprovado in loco pela reportagem, bem na esquina dá para ver a dificuldade dos motoristas que por ali passam, em vista dos buracos na via. O desacelerar dos veículos ocorre não só pela sinalização, mas para desviar do obstáculo.

“E é assim todos os dias. Não sei contabilizar exatamente há quanto tempo está desta forma, mas não é recente. O meu medo é isso causar algum dano no meu carro e também das outras pessoas. Além disso, de noite esse trecho da via fica escuro e caso alguém passe por lá e não veja o buraco pode acabar provocando um acidente. Está um horror”, completa Aristeu. O prudentino passa pelo perímetro diariamente, no caminho do trabalho para casa.

E o trajeto de casa também tem sido problemático para Cristiano Alves de Oliveira. Mas, apesar de ter a mesma reclamação que Aristeu, o local desta vez é diferente. Morador do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, ele também passa diariamente pela rotária que fica no fim da Avenida Alberto Bonfiglioli - Vila Real, que dá acesso ao bairro onde mora e locais adjacentes.

“O que mais preocupa é que o local passou por reformas recentemente, trazendo melhorias para o viaduto em si, que ficou bom, mas esse outro problema existe lá”, destaca Cristiano. Ele não deixa de mencionar também que, por ser “porta de entrada” para todos os bairros que ficam ali no extremo sul de Prudente, nos horários de picos a insegurança é maior, bem como a preocupação. “Afeta necessariamente uma das faixas e precisa ter mais cautela do que de costume. Precisamos ter mais qualidade nas vias”, reivindica.

Pedido de manutenção

Os locais apontados pelos motoristas não são os primeiros a serem apontados por usuários, no pedido de manutenção. Ao longo deste ano, pelo menos o distrito de Montalvão e os bairros Residencial Cremonezi, Cohab, Residencial Servantes II e Parque Imperial já foram alvos de reclamações por problemas na via pública, como acompanhado por esse diário.

Sem resposta

A reportagem entrou em contato com a administração municipal, a fim de repercutir sobre os possíveis investimentos para a manutenção das ruas, que geralmente fica sob a coordenação da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública). No entanto, até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Publicidade

Veja também