Buscamos caminhos de crescimento e desenvolvimento

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 19/09/2018
Horário 04:25

Desde a nossa criação nada foi tão fácil, e ainda continuamos na luta. Sempre almejamos e trilhamos numa busca constante de inúmeras possibilidades de formação, o que sempre acreditei que é possível.  Mas sempre haverá aqueles que se permitem não valorizar e entender o quanto somos capazes de evoluir. Já demos muitos passos além de nossa busca, uns até certos e outros árduos e equivocados, por não desistir da vida, o que significa que, nada mais nada menos de querer e não desacreditar de nossas conquistas. Isso, para muitos, pode ser um ato de sobrevivência, para outros uma determinação até óbvia, sendo um ritual que o destino insere.

Faço essa pequena analogia de que somos todos verdadeiros artistas. De que as nossas apresentações, e que talvez não mereça um palco, devido nossas manifestações estarem tão submissas e até obsoletas, aos nossos interesses. E seguimos esse caminho de luta, de extrema necessidade, de sobrevivência perante uma vida que tenha realmente um significado. Mas que seja digna enquanto dure. É possível que todos os dias, mesmo nessa busca incessante de dar um sentido a nossa existência, ainda somos vítimas de que esse processo chamado novos caminhos não esteja ao nosso alcance, isto é, esteja longe demais. Tão longe, que a vontade de desistir esteja mais próxima do que a vontade de seguir em frente. Mas afinal, o que seja realmente essa insatisfação que nos aflora a cada instante quando acordamos? Quando estamos indo ao trabalho? Indo a escola? Ao mercado? Ao encontro de alguém como possiblidades de conseguir um novo emprego? Ou simplesmente ouvir o que muitos ainda continuam ouvindo: “por favor, entenda, ainda não é dessa vez, espere até amanhã”.

Estamos a cada dia vulneráveis aos informes que nos cercam, aos diagnósticos que nos dão dos insolentes resultados que, o melhor caminho seja aquele devido pesquisas que demonstram o sentido de sua concorrência. E podemos até estar exaustos, mas é preciso entender que é nessa demasiada situação que temos o livre arbítrio de seguir nossa satisfação por aquilo que iremos determinar. Sejamos pertinentes nessa linha de conduta que nos aflora quando somos instigados a engolir o que não nos satisfaz. E podemos até estar descrentes e sem limites, mas é preciso repensar o quanto a vida, por mais simples que seja, tenha seu verdadeiro valor. Uma simples reflexão pode te levar ao que realmente fazer, a repensar a partir de agora.

Quantos e quantos de nós ainda não encontramos nossa pedra filosofal, aquela que nos dá coragem e determinação de seguir todos os dias o sonho de conquistar um lugar mais alto do pódio?  E, se perdemos esse valor da existência, estaremos muito mais longe de entender o quanto podemos quando queremos que seja, quando alguém nos emite energia e força.

Quando no início desse artigo me referi de nossa luta quando criança, que ainda muitos duvidam de sua capacidade, entenda que estamos sendo estimulados a sair de nossa zona de conforto pela busca de nossa capacidade de ler, estudar, pesquisar e, além da coragem, com vontade de jamais desistir. E se quisermos um país com pessoas merecedoras e dignas de seus trabalhos, saibamos valorizar e saber escolher quem realmente nos represente na cúpula do país. Mas entenda que, por merecimento de valores e resultados, é somente instigado quando você corre e queira que isso aconteça, isto é, depende somente de você! Ou você muda ou nada acontece!

Publicidade

Veja também