Calor: ´cuidado redobrado com a saúde

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 01/10/2020
Horário 04:58

E o que mais temos ouvido ultimamente é: que calor é esse? A região de Presidente Prudente é conhecida pelo calorão intenso, mas, nesta época do ano....tudo indica que os termômetros baterão o recorde de altas temperaturas, ultrapassando os 40ºC. E não há nem sinal de chuva para os próximos dias, portanto, além do calor, enfrentamos também a baixa umidade do ar. É hora, então, de redobrar a atenção com a saúde. 
Muito comuns nesta época são os problemas respiratórios, que se agravam com o uso exacerbado do ar-condicionado. Se os aparelhos não estão com a limpeza e a manutenção em dia podem ocasionar diversos problemas de saúde. Portanto, nada de usar os equipamentos indiscriminadamente, sem os cuidados necessários.
Caso não tenha umidificador de ar em casa, algumas dicas simples podem amenizar a secura, como as boas e velhas bacias com água ou toalhas molhadas nos cômodos. Manter a hidratação durante o dia todo, tomando muita água fresca, é de extrema importância. Caso tenha crianças e idosos em casa, é preciso redobrar os cuidados. E é claro, se tiver pets em casa, também é preciso manter a atenção aos nossos amigos, sempre oferecendo água e locais mais frescos para que possam descansar.
Quem tem o ótimo hábito de manter uma rotina de exercícios é preciso se programar, para evitar os horários em que o sol está mais intenso. A alimentação também deve ser mais leve, com refeições menos gordurosas, focada mais em saladas, verduras e legumes. Tudo isso faz a diferença!
Estamos em plena pandemia de Covid-19, e o que menos precisamos é nos expor a riscos desnecessários, sobrecarregando o sistema de saúde. Portanto, cuide-se e cuide de quem você ama!

Publicidade

Veja também