Caminhoneiro é condenado a 21 anos por tráfico e tentativa de homicídio

Motorista arremessou sua carreta em uma ribanceira com mais de 30 metros de altura, com a intenção de atentar contra a própria vida e a de dois policiais

REGIÃO - Da Redação

Data 21/06/2018
Horário 18:11
Arquivo - Motorista arremessou a carreta em uma ribanceira e, com o impacto, toda a carga de soja caiu em cima da cabine
Arquivo - Motorista arremessou a carreta em uma ribanceira e, com o impacto, toda a carga de soja caiu em cima da cabine

Um caminhoneiro foi condenado a 21 anos de prisão nesta quarta-feira (20), pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), pelos crimes de tráfico de drogas e dupla tentativa de homicídio. Ele se envolveu em um acidente de trânsito em abril de 2016, após ser parado por policiais da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), de Presidente Prudente, na praça de pedágio de Presidente Bernardes. Na ocasião, após ser abordado e encaminhado para revista minuciosa, o motorista arremessou sua carreta em uma ribanceira com mais de 30 metros de altura, em Álvares Machado, com a intenção de atentar contra a própria vida e a de dois policiais que o acompanhavam na cabine do veículo.

Segundo nota da Dise, em 19 de abril de 2016 a Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos), de Londrina (PR), após investigações, recebeu informações de que um caminhão Scania, na cor branca, com placas de Presidente Venceslau, passaria pela região de Prudente vindo de Ponta Porã (MS) com entorpecentes. Diante disso, policiais da Dise montaram fiscalização na praça de pedágio de Bernardes e abordaram o veículo, que transportava 27 toneladas de soja.

Ainda conforme a nota, na ocasião os policiais determinaram que uma revista minuciosa fosse realizada no veículo e, por isso, ele deveria ser levado à unidade da Dise em Prudente. Como, em princípio, nada de irregular havia sido encontrado, foi solicitado que o motorista conduzisse a carreta acompanhado por dois policiais, além de uma equipe policial que seguiu a carreta.

Porém, durante o trajeto o indiciado, que na época tinha 59 anos, acelerou o veículo e teria dito aos policiais: “Eu vou morrer, mas vocês vão comigo!”. Depois disso, arremessou a carreta em uma ribanceira e, com o impacto, toda a carga de soja caiu em cima da cabine. O veículo bateu de frente com uma árvore a 115 km/h, de acordo com o registrado no disco do tacógrafo da carreta. O motorista e os dois policiais tiveram escoriações leves e o homem foi conduzido à Dise.

No dia seguinte, ao amanhecer, os policiais da Dise fizeram uma revista minuciosa nos destroços da cabine e encontraram R$ 26 mil no compartimento de ar-condicionado, além de um botijão de gás com sete tabletes de cocaína e 12 de crack. O motorista foi processado por tráfico de drogas e duas tentativas de homicídio. No julgamento desta quarta-feira, o caminhoneiro foi condenado a cinco anos pelo tráfico de drogas e oito anos por cada tentativa de homicídio qualificada.

Publicidade

Veja também