Campanha arrecada fundos à santa casa de Prudente

UEPP e Codepp visam evitar cenário de colapso na unidade de saúde previsto para este mês; objetivo é também a compra de EPIs

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 15/04/2020
Horário 06:18
 Arquivo - Campanha visa prevenir possível colapso na santa casa de Prudente
Arquivo - Campanha visa prevenir possível colapso na santa casa de Prudente

Como forma de evitar que a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente entre em um “colapso” em breve, a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e o Codepp (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) deram início a uma ação que visa arrecadar fundos para a manutenção dos serviços da unidade. “Toda a sociedade pode ajudar contribuindo com qualquer valor, e a doação pode ser realizada por meio de transferência bancária ou depósito”, expõem as entidades. A previsão é que as contas entrem em colapso ainda neste mês, prejudicando os atendimentos, se a situação não for revertida.

A ideia surgiu, conforme a organização da iniciativa, uma vez que a santa casa é referência no atendimento a pacientes de 45 municípios da região, mas que, por causa da pandemia do Covid-19, e a “morosidade” da assistência dos governos estadual e federal, pode sofrer prejuízos financeiros. “Os recursos da instituição não conseguirão suprir por muito tempo a compra de EPIs [equipamentos de proteção individual] de uso obrigatório”, necessários para evitar que os profissionais e pacientes fiquem expostos aos riscos de contaminação, tanto do Covid-19 como de outras doenças.

MOMENTO

DELICADO

A santa casa de Prudente informa que a campanha vem para auxiliar a unidade neste momento “delicado de pandemia”, e lembra que o atendimento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) corresponde a 60% dos atendimentos ofertados no hospital. “Os repasses financeiros, no entanto, não cobrem todos os custos da instituição, que precisa utilizar de recursos dos convênios e particulares para fechar as contas”.

Ocorre que como nesse período de pandemia todos os procedimentos eletivos foram suspensos, é fato que tais recursos não entrarão em caixa, o que fará falta para honrar os compromissos. “Além disso, os preços dos materiais médico-hospitalares subiram para além de 50 vezes de seu valor normal, isso significa que as despesas da santa casa subirão para níveis elevadíssimos”.

SAIBA MAIS

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente aponta que, além dessa campanha, a instituição também busca outras estratégias para enfrentar esse momento de pandemia, como a linha de crédito disponibilizada para santas casas pelo governo federal.

SERVIÇO

Para contribuir com a ação:

Banco do Brasil

Agência: 7655-4

Conta-corrente: 367-0

CNPJ: 55.344.337/0001-08

Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente

Publicidade

Veja também