Campanha de multivacinação visa atualizar doses em atraso

Mobilização, que começa na segunda-feira e segue até dia 30, contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 17/09/2016
Horário 16:29
 

Crianças, pré-adolescentes e adolescentes que possuem pendências em suas carteirinhas de vacinação poderão atualizar o documento e tomar as doses em atraso a partir de segunda-feira. Tudo porque, a Secretaria de Estado da Saúde promove, a partir de segunda-feira até o dia 30 deste mês, a campanha de multivacinação. A mobilização contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças distintas. Apenas em Presidente Prudente, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) irá disponibilizar 23 postos de vacinação, no entanto, o órgão não estimou quantas pessoas devem ser imunizadas na cidade durante o período.

A campanha de vacinação é voltada para crianças com cinco anos incompletos, além de pré-adolescentes e adolescentes na faixa dos 9 aos 15 anos incompletos. De acordo com a pasta estadual da Saúde, o objetivo da mobilização é conferir a caderneta e aplicar, de maneira gratuita, as doses em atraso, conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada um. Em todo o Estado, a secretaria distribuiu 5,9 milhões de doses às cidades paulistas, contabilizando os quantitativos destinados à multivacinação e à imunização de rotina prevista para o mês de setembro.

Em Prudente, a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves da Silva, diz que não consegue dar um prognóstico de quantos serão os vacinados, uma vez que as aplicações dependerão das pendências nas carteirinhas dos integrantes do público-alvo. Ela diz apenas que o órgão recebeu 2.250 doses da vacina de poliomielite e que o restante das vacinas, voltadas para as outras doenças, serão aplicadas com o estoque de doses do município.

 

"Dia D"

Durante a ação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, 34 mil profissionais da saúde estarão mobilizados em 5.325 postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo, conforme previsão da Secretaria da Saúde. No próximo sábado, dia 24 de setembro, também deverá ocorrer um "Dia D" da campanha.

Segundo a pasta, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e jovens para conferência das doses em atraso. Caso o documento tenha sido perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente, para acesso ao arquivo.

 

SAIBA MAIS


A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças. São elas: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.

 
Publicidade

Veja também