Capacitação pode ajudar empresários a manter seus negócios

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 28/02/2021
Horário 03:32

O maior afetado pela crise pandêmica foi evidentemente o trabalhador brasileiro. No entanto, empresários e comerciantes também passaram a enfrentar dificuldades diante das medidas de combate à circulação do vírus, que implicaram inclusive no fechamento dos estabelecimentos ou, então, a limitação do horário de funcionamento.
Isso influenciou diretamente no faturamento das empresas, sobretudo as pequenas e médias, que estão tendo que se desdobrar para honrar seus compromissos com fornecedores e funcionários.
Diante disso, os empresários sentem cada vez mais a necessidade de encontrar alternativas para manter seus negócios ativos e, principalmente, gerando retorno. Pensando nisso, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) abriu inscrições para empreendedores de toda a região, que podem manifestar interesse para receber o acompanhamento de um agente gratuitamente durante quatro meses. Segundo o serviço, a expectativa é atender 176 empresas no segundo ciclo do programa, que tem início em março.
Para pleitear uma vaga, os interessados devem fazer a pré-inscrição no link bit.ly/programaALIpp. Após o processo de seleção, um ALI (Agente Local de Inovação) entrará em contato com o empresário e será dado início à aplicação da metodologia.
Nesse momento em que muitos empresários se encontram de mãos atadas e precisam de opções para se reinventar, receber o acompanhamento de um profissional devidamente capacitado para isso pode ser uma forma de encontrar soluções para reverter esse cenário de crise ou, pelo menos, minimizá-lo. E tudo isso sem precisar desembolsar um tostão durante o período de monitorias.
É essencial que serviços como o Sebrae amparem os empresários com todas as instruções necessárias para que continuem promovendo ganhos e desenvolvendo inovações capazes de aumentar a produtividade dos seus negócios, apesar de todas as restrições. Com isso, todos ganham: o empresário, que mantém seu estabelecimento e contribui para a geração de emprego e renda; e o trabalhador, que não perde seu sustento num momento em que a economia se encontra tão fragilizada.

Publicidade

Veja também