Carreata incentiva prevenção do câncer de mama

Evento ocorrerá no próximo domingo, às 18h30, com a presença de grupos de carros antigos, jipeiros, motociclistas e ciclistas

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 22/10/2017
Horário 05:24
Cedida/AI Grupo de Apoio Amigas do Peito, Grupo de Apoio Amigas do Peito promove a Carreata Outubro Rosa pela segunda vez
Cedida/AI Grupo de Apoio Amigas do Peito, Grupo de Apoio Amigas do Peito promove a Carreata Outubro Rosa pela segunda vez

Para atrair a atenção da população, principalmente das mulheres, para a importância da prevenção contra o câncer de mama, o Grupo de Apoio Amigas do Peito promoverá no próximo domingo, às 18h30, a 2ª Carreta Outubro Rosa. O passeio também busca fortalecer a campanha realizada durante o mês, assim, estima-se a presença de um público de mais de 200 pessoas, contando com crianças do Lar Santa Filomena, grupos de carros antigos, jipeiros, motociclistas e ciclistas, que também apoiam a causa.

A carreata foi a forma encontrada para alertar e despertar as mulheres sobre os cuidados com uma patologia, das quais os números de diagnósticos vem aumentado cada vez mais, segundo a presidente do Grupo de Apoio Amigas do Peito, Roseli Serteloni Cyrino. Acrescenta que, na edição passada, o evento obteve bons resultados e espera melhorá-los neste ano. “Nosso objetivo é dar esse estalo de que o câncer de mama mata e está se desenvolvendo. Tem gente que até percebe isso, mas não se move. Então, ver crianças e adultos, entidades e grupos diferenciados unidos e participando, é um incentivo”, pontua.

A concentração para a carreata se dará em frente a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de onde partirá, sendo conduzida pelo Palhaço Paçoca. O percurso, com duração de cerca de 40 minutos, será feito pelas Avenidas Onze de Maio e Quatorze de Setembro, com o intuito de “abraçar todo o Parque do Povo de Presidente Prudente”. “A expectativa é superar o número do ano passado e fazer com que mais pessoas se conscientizem sobre a causa”, declara Roseli.

O Grupo de Apoio Amigas do Peito conta com a colaboração de alguns parceiros para a realização do evento, sendo o Hospital Regional do Câncer, Rotary Rosa dos Ventos, BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais), Fundo Social de Solidariedade e AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer). Toda a população está convidada para apoiar a causa, basta apenas comparecer ao local, no dia e horário marcado, vestindo-se de rosa.

 

Superação

A prevenção é um ato relevante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, fazendo com que as chances de cura aumentem. Um exemplo é a história da empresária Telma Tacaci, 55 anos, que descobriu a doença há seis anos, após realizar o autoexame e procurar ajuda médica. A notícia teve grande impacto em sua vida e a aceitação não foi fácil. Contudo, o apoio dos familiares foi fundamental para a superação. “Eu tive muita ajuda de todos os familiares, no geral, e arranjei forças para continuar essa batalha”, relata.

Para o tratamento foram necessárias 16 sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia, mas Telma afirma que este processo poderia ter sido mais tranquilo, caso o diagnóstico fosse mais rápido. “Por conta do médico acabei ficando seis meses em observação, se desde o começo a biópsia tivesse sido realizada, eu não teria passado pelo o que eu passei”, pontua. Hoje, Telma continua com a hormonoterapia e aconselha as demais mulheres. “Recomendo a todas as mulheres que façam o exame de prevenção do câncer de mama, que é simples. Tudo o que é diagnosticado cedo tem tratamento e, às vezes, não precisa passar por um processo tão doloroso”, finaliza.

Publicidade

Veja também