Carros alegóricos permanecem no local do desfile

Depois de 17 dias após evento carnavalesco das escolas de samba de Presidente Prudente, alegorias não foram desmontadas no Recinto de Exposições

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 23/02/2016
Horário 08:55
 

Passados 17 dias do desfile de carnaval das escolas de samba de Presidente Prudente, carros alegóricos ainda se encontram no Recinto de Exposições Jacob Tosello, local aonde ocorreu o evento. A reportagem foi até o local e identificou carros do Grêmio Recreativo Escola de Samba Independentes da Zona Leste, com estrutura e decorações. Em contato com o presidente da escola, João Tavares da Silva, o Fornalha, ele garantiu que se o tempo estiver bom, sem chuvas, ainda hoje, este problema será resolvido.

De acordo com os secretários Carlos Alberto Correia da Silva, Carlos Casagrande, chefe da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), responsável pela organização da festa, e Aristeu Santos Penalva de Oliveira, da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que responde pelo espaço, antes mesmo de acontecer a festa, representantes das agremiações foram instruídos a retirarem tudo do lugar, no máximo na semana seguinte.

Jornal O Imparcial Diversos itens alegóricos com suas estruturas ainda intactas estão expostos a céu aberto no Recinto de Exposições

Contudo, após o desfile, Aristeu expõe que teve uma nova conversa com um representante da Aespp (Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente) permitindo que os carros permaneçam no local, desde que totalmente desmontados, ou seja, apenas a estrutura de ferro e tudo limpo, para não oferecer nenhum tipo de risco.

 

Prezando pela saúde

Aristeu é enfático ao ressaltar que isso não pode acontecer, principalmente nesse momento delicado em que todo o governo municipal e a comunidade estão empenhados, se mobilizando em campanhas e outras várias ações em combate ao Aedes aegypti, - que tem alarmado com tantos casos de pessoas doentes. E agora ainda mais assustador, pois além da dengue, o mosquito é responsável pela febre chikungunya e vírus zika, doenças com sintomas muito semelhantes.

"Todos sabem que qualquer cantinho, pedaço de plástico, pode se tornar um criadouro do vetor. As escolas não tinham onde colocar seus equipamentos, então permitimos que deixem lá, desde que tenham zelo tanto pelo local, quanto pelos próprios carros, que podem ser reutilizados no próximo ano. É preciso cuidar da parte estrutural, engraxar rolamentos, cobri-los. Enfim. Vale lembrar que vamos conversando. E se o acordo não é cumprido, infelizmente medidas acabam sendo tomadas", aconselha o chefe da Sedepp.

 

Reconhecimento

O presidente da associação, Emerson Milton Vieira, confirma o que os secretários pontuam, e diz que desde o ano passado os carros ficam no recinto. "Antigamente deixávamos nas vilas, em terrenos baldios, mas hoje esse procedimento já não é mais permitido. Temos sim que ter muito cuidado e preservar todo ambiente para que consigamos passar por esse problema . Já conversei com o Fornalha e  isso será resolvido ainda hoje", coloca Emerson.
Publicidade

Veja também