Cartão vermelho

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 23/12/2020
Horário 04:08

O anúncio do governo de que neste Natal, Prudente volta para a fase vermelha do Plano São Paulo gerou a indignação de vários setores e especialmente do comércio, exatamente no momento em que abasteceram os estoques.

Em todo lugar

As manifestações de insatisfação estão em todas as mídias e nas redes sociais. Em relação ao governo paulista, o repúdio é total e, dentre os questionamentos, está o de que não são suspensos serviços oficiais que oneram o povo, como é caso do pedágio.

Mesma posição

O Plantão ouviu o deputado e prefeito prestes a assumir o cargo, Ed Thomas (PSB), que em breve passa a ser a figura central no gerenciamento de Prudente. Sua fala é a mesma de sempre: não concorda com o governo do Estado.

Faltou planejar

O novo prefeito assegura que nunca concordou com essa situação e afirma que isso decorre da falta de planejamento. Diz que demoraram seis meses para destinarem respiradores à Santa Casa e o credenciamento de leitos de UTI.

Sem aporte

Ed Thomas diz que mais uma vez os comerciantes estão sendo penalizados e ignorados como pagadores de impostos e geradores de emprego e renda. Critica a falta de aporte do Estado, inclusive sem destinar recursos prometidos recentemente. 

Corte na saúde

Não bastasse a fase vermelha, conforme Ed Thomas, o Estado corta 15% dos recursos financeiros destinados ao Hospital Regional em Prudente e ao Hospital de Primavera em Rosana. Para o deputado e prefeito eleito, falta respeito para com a cidade e região.

Sem novos leitos

Muito procurado por comerciantes, Ed conta que eles se sentem novamente em situação desconfortável sem que o governador João Doria (PSDB) crie novos leitos de UTI e enfermaria. Dizem que essa responsabilidade é do governo e não dos comerciantes.

Conta do governo

O Plantão também ouviu o deputado estadual Mauro Bragato, do mesmo partido de Doria. O parlamentar acredita que a região voltou à fase vermelha por conta da desativação de leitos da Covid-19 no Hospital Regional e na Santa Casa.

Mudar a a situação

Após o anúncio do governo, Bragato iniciou as conversações para que seja levada em consideração a desativação de 20 leitos em Prudente, assim a capacidade de leitos não estaria neste momento em 83%, mas próximo dos 60%.

Saúde e economia

Bragato comenta que está preocupado com o setor da saúde e também com a economia de Prudente e  região, que sofre  grande impacto, principalmente neste período de festas natalinas e de passagem de ano.

Adeus a Matheus

O músico e cantor Matheus, da dupla com seu irmão Lucas, veio de Portugal para passar seu aniversário, transcorrido na segunda-feira (21) e as festas de final de ano em família, e morreu ontem vitimado pela Covid-19.

25 exonerações

Em publicação oficial, o prefeito Bugalho decretaria a exoneração de 25 integrantes do primeiro escalão, contratados em regime de confiança ou servidor público nessa condição. A data fixada é 31 de dezembro deste ano; no final de mandato.

Publicidade

Veja também