CCZ oferece consultas a animais com sarna às terças e quintas, sem agendamento

Nesses dois dias da semana, médico veterinário estará disponível exclusivamente para o atendimento do controle desta zoonose

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2021
Horário 16:47
Foto: Cedida
Atendimento visa controle de sarna na população canina e felina
Atendimento visa controle de sarna na população canina e felina

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente informa que está reorganizando as consultas para atendimento de animais objetivando o controle de sarna na população canina e felina do município.

A novidade é que o órgão disponibilizará dois dias fixos da semana, sendo às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, especificamente para promover as consultas destes animais com sarna.

De acordo com o gerente do CCZ, Ricardo Pisca, a intenção é otimizar os atendimentos específicos para esta zoonose. “A pessoa pode comparecer diretamente ao CCZ, sem precisar agendar, nestes dois dias da semana [terças e quintas], pois o especialista estará à disposição”, explica o gerente.

“Essa reorganização será importante, pois antes funcionava assim: a pessoa ligava para agendar e dependia da disponibilidade do médico veterinário, que geralmente podia estar em outro procedimento”, detalha. “Com essa mudança, o profissional estará dois dias por semana exclusivo para o atendimento de controle de sarna”, explica.

O gerente ressalta que os proprietários de cães devem estar atentos, pois os sintomas da sarna e da leishmaniose são bastante parecidos, como feridas, descamação, coceiras, queda de pelo, entre outros.

Segundo ele, ao levar o cão ao CCZ, já é feita a coleta de sangue para detectar leishmaniose. Além disso, é realizada a vacinação contra raiva, bem como são oferecidos gratuitamente os medicamentos para tratar a sarna no animal.

Veja também