CCZ registra 27 casos de leishmaniose canina e inicia bloqueio no Belo Galindo

Ainda nesta semana, a próxima ação será feita no Parque Alvorada, região leste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/03/2021
Horário 10:06
Foto: Cedida
As equipes do CCZ irão realizar o trabalho casa a casa para fazer o bloqueio
As equipes do CCZ irão realizar o trabalho casa a casa para fazer o bloqueio

Como medida de controle e combate à Leishmaniose Visceral Canina, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), segue um trabalho rigoroso nos bairros que registraram casos positivos da doença, totalizando até o momento 27 casos autóctones.

Ontem, o bloqueio foi iniciado no Conjunto Habitacional Francisco Belo Galindo. Com a conclusão deste bairro, ainda nesta semana, o próximo bloqueio será feito no Parque Alvorada, região leste de Prudente. No Belo Galindo, as equipes atuam num raio de 200 metros no entorno da residência onde registrou o caso positivo da doença.

As equipes do CCZ irão realizar o trabalho casa a casa para fazer o bloqueio, que inclui coleta de sangue para testagem, chipagem do cão, vacinação contra raiva e fornecem coleira repelente para o cão, além da entrega de medicamentos para carrapato, caso seja necessário. As ações são gratuitas.

Para evitar a disseminação da Leishmaniose Visceral Canina, é necessário o controle de vetores, do mosquito palha transmissor da doença. A recomendação é manter a limpeza dos quintais, manejo ambiental e a educação em saúde para que a população tenha acesso à informação.

Vale lembrar que o bloqueio já foi realizado no Jardim Humberto Salvador. Outras ações de controle também já ocorreram no Jardim Mediterrâneo e outros bairros.
 

Publicidade

Veja também