Celebração reúne 350 fiéis em santuário diocesano de Prudente

Dando sequência à Semana Santa, 12 pessoas que superaram a violência pela fé tiveram os pés lavados ontem, em missa

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 29/03/2018
Horário 21:09
Marcio Oliveira - Aqueles que tiveram os pés lavados foram escolhidos em meio à violência vivida e superada
Marcio Oliveira - Aqueles que tiveram os pés lavados foram escolhidos em meio à violência vivida e superada

Na Semana Santa, a quinta-feira é marcada pelo dia em que Jesus Cristo, em sua última ceia, humildemente lavou os pés dos seus 12 discípulos. É nesse momento que o Senhor os encoraja a amarem-se uns aos outros e também inicia o sacrifício até a cruz, após ser preso pelos judeus. Em alusão a esse momento e seguindo a tradição, na noite de ontem foi realizada no Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, em Presidente Prudente, a Missa de Lava-Pés. Dessa vez, a paróquia teve 12 pessoas violentadas em seus direitos e pessoas que superaram a violência, pela fé. A celebração também relembra o momento em que o Mestre é interrogado e, logo pelo amanhecer de hoje, é açoitado e condenado.

Sendo assim, a Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus na última noite. “Entramos, por assim dizer, no coração do mistério. Os rituais de quinta, sexta e sábado constituem como uma só celebração”, explica o padre Sandro Rogério dos Santos, à frente da paróquia e quem ministrou a missa. Ele ainda enfatiza que a quinta-feira é o dia do amor maior. É quando o Senhor institui a eucaristia, o sacerdócio ministerial e promove um novo mandamento a ser seguido: “Amai-vos como eu vos amei”.

A mensagem foi traduzida aos fiéis que compareceram ontem, ao “lava-pés”, tanto para os 12 escolhidos quanto para os que acompanharam o momento. Ainda de acordo com o padre, mesmo o santuário sendo um local de “pequeno-médio porte”, cerca de 350 pessoas participaram da santa missa. Por sinal, aqueles que tiveram os pés lavados foram escolhidos em meio à violência vivida e superada - situações pontuais -, que vai de encontro com o tema que simboliza a campanha da fraternidade: “Fraternidade e superação da violência”.

 

Rito

“O rito da missa é o ordinário. Neste dia, entoa-se o hino da glória, proclama-se a palavra, professa-se a fé e celebra-se a eucaristia. Ao final, depois da comunhão dos fiéis, não há bênção final. As hóstias consagradas são transladadas para um altar preparado, especialmente a este fim, que está numa capela secundária”, explica Sandro. O sacerdote também lembra que no segundo local, os fiéis iniciaram uma vigília eucarística, em silêncio e oração, que encerra-se até o horário da próxima missa, que ocorre hoje, às 18h.

 

Significado

Como dito no início da reportagem, a liturgia deste dia é conhecida popularmente pelo “lava-pés”, a partir do ato de Jesus Cristo. A atitude dele, como salienta padre Sandro, traduz o gesto de deixar o posto de Mestre e Senhor e assumir o lugar de servo, ao se colocar aos pés dos apóstolos para lavá-los. “Ele deu o exemplo para que os seus seguidores também façam a mesma coisa, isto é, por amor, sirvam os outros”, ressalta.

 

Publicidade

Veja também