Cida Ajala canta sertanejo raiz, no Território Sesi, às 20h desta 6ª

No repertório estarão sucessos do seu primeiro trabalho, além das músicas inéditas, “Campeão de Rodeio” e “Coração Selvagem”

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 20/07/2018
Horário 05:50
Marcio Oliveira - “Costumo brincar dizendo que quando eu nasci já tinha uma orquestra tocando”, expõe Cida Ajala
Marcio Oliveira - “Costumo brincar dizendo que quando eu nasci já tinha uma orquestra tocando”, expõe Cida Ajala

Prestes a completar nove anos de carreira, dedicada ao sertanejo raiz, a cantora e compositora Cida Ajala, 66 anos, é a atração, às 20h, desta noite em mais um show no Sesi do Furquim, em Presidente Prudente pelo projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura. Ela intitulou sua apresentação que terá no repertório 22 canções como “Inspirações Cida Ajala”, por ser o nome do seu primeiro trabalho profissional. E para aguçar a curiosidade de quem já conhece o seu trabalho, ela também apresentará duas músicas inéditas, “Campeão de Rodeio” e “Coração Selvagem”, do seu novo projeto.

Cida Ajala diz estar feliz pela oportunidade em se apresentar pela primeira vez no Sesi, após quase uma década de dedicação à música. “Esse show servirá para um futuro DVD que é um grande sonho. Não vou morrer sem realizá-lo. Gravei meu primeiro CD, o primeiro DVD está prontinho para ser lançado e agora esse show que poderá gerar outro DVD. Não vou parar por aqui. E adianto aos fãs do bom sertanejo raiz que as novidades não param por aí”, frisa.

Para o evento da noite, a artista adianta que o público pode se preparar para muito diálogo e aproximação entre palco e plateia. “Vou contar a história de cada música, os contos da vida real, os motivos que me inspiraram a escrever cada uma. A ideia é criar um momento de identificação com os amantes da boa música. Percebo que quando conto as histórias as pessoas voltam no tempo pelas lembranças. Toco na alma do público e quando desço do palco é gratificante ver o reconhecimento”, comenta emocionada salientando os gestos de carinho, como abraços de agradecimento após cada apresentação.

A mediadora cultural do Sesi, Hilda Pereira de Souza, destaca mais uma vez que o objetivo do projeto é democratizar o acesso dos prudentinos à cultura musical. “O show da Cida é todo autoral. Particularmente, gosto muito do show dela. E é interessante que as pessoas conheçam e valorizem a produção dos artistas locais. No decorrer desse semestre também teremos teatros, outras apresentações musicais e abordagens à literatura também”, acentua a mediadora.

 

A todo vapor

Dentre os próximos projetos prometidos por Cida Ajala, está o “Boteco do Joaquim e Manoel” uma coletânea composta por 22 faixas com 11 nomes do gênero sertanejo, dos quais o dela está incluso. que O disco será lançado no dia 2 de agosto. Conforme a compositora, objetivo deste trabalho é inteirar os artistas em cenários brasileiros além de seus locais de origem.

“Contribui com duas músicas, uma que faz parte do meu primeiro CD e outra que escrevi especialmente para esse trabalho, ambas apresentarei esta noite a quem for prestigiar o show no Sesi”, cita.

As canções as quais ela se refere são “Coração Selvagem” que, conforme Cida se trata de uma faixa romântica que escreveu baseada em seu casamento. “Um dia meu marido estava saindo para pescar e a música veio completa na minha mente só tive o trabalho de escrever e pegar a melodia” relembra.

A outra já “Campeão de Rodeio” vem carregada das “raízes e origem” de sua família. “Foi inspirada em meu pai, o maior campeão de rodeio que conheci, que enfrentou dias e dias de ventos, tempestades, chuvas, frio, atravessou rios imensos a cavalo... Tenho orgulho de ser sua filha, inclusive, foi dele que herdei minha maior herança, a música”, frisa.

Outra novidade do ano será o “Raízes de Cida Ajala”, o primeiro DVD de sua carreia. Apesar de ainda não ter lançamento definido, já acumula grandes expectativas. Segundo ela serão 21 canções que abordarão desde melodias românticas até o lado latino de sua descendência paraguaia. “É uma mistura de quem eu sou, por isso o nome, e também teremos a participação dos cantores Diego Villas Bôas e Sofia Moreno. A base foi minha história e as músicas do meu primeiro CD, quem me conhece já sabe”, ressalta.

O show que deu origem a esta nova produção foi gravado dia 20 de abril e traz um mix de início de carreira com canções inéditas como “A Dama das Rosas Vermelhas” um bolero que utiliza da linguagem teatral. “Enquanto eu canto ela é retratada por uma encenação teatral, outra coisa gostosa que terá no DVD é a música ‘Insensatez’ que tem como performance uma dança de tango”, revela.

 

“Quando nasci uma orquestra tocava”

Segundo Cida, sempre soube que seu dom era viver de música, desde quando saiu da barriga de sua mãe em 1952. “Costumo brincar dizendo que quando eu nasci já tinha uma orquestra tocando”, salienta. O motivo disso era o grande apreço musical do qual seu pai e seu tio dispunham. “Meu pai tocava harpa, violão, violino, mas foi meu tio [Adolfo Ajala] que me ensinou os primeiros acordes”, relembra.

Com seis anos Cida pegou em seu primeiro violão, seguindo as instruções do tio - que na época não condiziam com as vontades de seu pai - o que seis anos depois, aos 12, resultou em sua primeira composição. “Mas meu auge de escrita foi quando eu tinha cerca de 32 anos”, ressalta.

A profissionalização no meio só veio aos 57 anos quando começou a trabalhar em “Inspirações de Cida Ajala” e com a ajuda da APE (Associação Prudentina dos Escritores) gravou o show que dará origem ao seu primeiro DVD ao vivo. “Foi uma iniciativa beneficente e o resultado ficou lindo, achei meu lugar na música e quero continuar”, reforça.

Marcio Oliveira - Com seis anos Cida pegou em seu primeiro violão, seguindo as instruções do tio

“Esse show servirá para um futuro DVD que é um grande sonho. Não vou morrer sem realizá-lo. Gravei meu primeiro CD e agora esse show, não vou parar por aqui”

Cida Ajala

cantora e compositora

 

SERVIÇO

Reservas de convites para o show podem ser feitas pelos números: (18) 3901-8101 ou (18) 3901-8102, - o limite é de duas entradas por pessoa.

 

 

Publicidade

Veja também