Cidades da região realizam ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo

Objetivo é alcançar cidadãos com idade de 6 meses a 49 anos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/08/2020
Horário 10:50
ABr - Estado lembra que participação dos municípios nessa data é facultativa
ABr - Estado lembra que participação dos municípios nessa data é facultativa

O “Dia D” de vacinação contra sarampo no Estado de São Paulo ocorre hoje, das 8h às 17h. Na região de Presidente Prudente, 23 postos participam da ação que visa ampliar a adesão da comunidade. 

Conforme o governo estadual, a participação dos municípios nessa data é facultativa, uma vez que os municípios definiram seus próprios cronogramas e estratégias de acordo com as especificidades de cada local. Hoje, 194 cidades participam da iniciativa.

Os endereços podem ser consultados pela internet.

O “Dia D” faz parte da intensificação de vacinação que começou em 15 de julho e segue até 31 de agosto. As doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, estão sendo aplicadas em pessoas com idade entre 6 meses a 29 anos que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário nacional de imunização (para mais informações, confira o infográfico abaixo).

Além disso, também são vacinados os adultos de 30 a 49 anos de forma indiscriminada, ou seja: quem está nessa faixa etária de receber a vacina mesmo que já tenha as doses completas na carteirinha.

“O comparecimento aos postos e a atualização da carteira vacinal é fundamental para proteger contra o sarampo, doença que está circulando no território. A vacina é segura e ir a uma unidade de saúde também, pois todos estão trabalhando com protocolos de prevenção contra a Covid-19”, explica a diretora de Imunização, Nubia Araujo.

É fundamental que os cidadãos respeitem a organização dos serviços para evitar aglomerações.

Balanço estadual

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação de doenças. Em 2020, até 13 de agosto, foram registrados 701 casos confirmados e um óbito, de uma criança na cidade de São Paulo. Em 2019, foram 17.676 casos e 14 mortes.

As faixas etárias mais acometidas são a dos adultos jovens de 20 a 29 anos (26,8%), crianças menores de um ano (22,9%) e adolescentes de 15 a 19 anos de idade (15,6%).

Quanto à vacinação, a cobertura atual é de 78,7% para a dose 1 e de 56,7% para a dose 2 na rotina. De 306 mil crianças, 240,7 mil receberam a primeira e 173,5 mil a segunda.

Já na intensificação que começou na segunda quinzena de julho, na faixa de 6 meses a 29 anos compareceram 648,3 mil pessoas aos postos. Dessas, foi necessário atualizar a carteira de 356,7 mil, o que significa que a cada dez pessoas, pelo menos cinco precisaram completar as doses. Já entre os 12,6 milhões de adultos de SP na faixa de 30 a 49 anos, apenas 591,6 mil (4,7%) compareceram aos postos e reforçaram a proteção.

Publicidade

Veja também