Cobre a limpeza do vizinho: o descuido pode tirar a vida de um inocente

EDITORIAL -

Data 18/06/2019
Horário 04:00

Mais um caso choca e entristece a região de Presidente Prudente: a morte de uma menina de 6 anos, de Euclides da Cunha Paulista, picada por um escorpião dentro da própria casa. É inexplicável e imensurável o tamanho da dor desta família, pois foi tirado dela tantos sonhos de vida.

Um bichinho tão pequeno capaz de causar um estrago tão grande. Os escorpiões procuram alimento durante a noite e, frequentemente, invadem as nossas residências, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia “desaparecem” em esconderijos escuros e úmidos. Sem culpa de ninguém, ele chega sem avisar.

Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas). Tem capacidade de permanecer longos períodos sem se alimentar, podem ficar escondidos de dois a três meses sem se movimentar, o que dificulta sua exposição aos locais onde as aplicações de inseticidas químicos são realizadas.

Por isso, a importância em deixar tudo limpo. De verificar dentro do sapato antes de colocá-lo. Por muitas vezes, nossa casa está com tudo em dia, mas do vizinho não. E, esses peçonhentos, são atraídos por isso, podendo causar estragos irreversíveis.

Locais com acúmulo de entulho e lixo são, geralmente, relacionados à presença de insetos e pragas dos mais diversos tipos. Além de vetores de doenças, como as baratas, existem insetos que causam problemas imediatos, podendo levar a pessoa à morte, como no caso os escorpiões.

Limpe o quintal. Cobre a limpeza do vizinho. Não tema em ser o chato da rua. Um descuido pode tirar a vida de alguém.

Publicidade

Veja também