Com 10 casos de dengue em 2021, Prudente inicia levantamento do índice de larvas

A partir dos resultados, serão direcionadas as ações de combate e proliferação do Aedes aegypti; trabalhos começam na segunda

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/01/2021
Horário 16:57
Foto: Marcos Sanches/Secom
Serão vistoriados 3.760 imóveis em toda a cidade
Serão vistoriados 3.760 imóveis em toda a cidade

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciará na segunda-feira o primeiro levantamento do IB (Índice Breteau) relativo a 2021. Esse índice é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Só neste ano, a VEM  já registrou 10 casos de dengue, além de mais 149 suspeitos. Com o resultado do índice, serão direcionadas as ações de combate e proliferação do mosquito transmissor.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, para realizar o levantamento, serão vistoriados 3.760 imóveis em toda a cidade. As visitas serão feitas nos próximos 15 dias pelos agentes, devidamente identificados. Já o resultado deve ser divulgado em aproximadamente 30 dias. “Caso chova muito durante o trabalho de campo, que acontece nos primeiros 15 dias, o prazo poderá ser estendido, pois precisaremos pausar as visitas”, relatou.

Em 2020, o município confirmou 4.854 casos de dengue, 2.723 a menos comparado a 2019, quando foram catalogados 7.607 casos. “Com a pandemia, as famílias passaram mais tempo em casa em 2020 do que em 2019, consequentemente tiveram mais tempo para cuidar dos quintais. Outra hipótese é de que menos casos tenham sido notificados por receio de comparecer a uma unidade de saúde. Não podemos precisar o motivo da redução, mas o número é expressivo”, declarou Bertacco. 

A VEM realiza três levantamentos de densidade larvária a cada ano, portanto, mais dois índices acontecerão no decorrer de 2021.

Publicidade

Veja também