Com 50 atletas, Tênis Clube sedia segunda etapa do Circuito de Squash

Com pausa para Copa, torneio retornou com a final, prevista para a próxima semana

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 25/07/2018
Horário 07:11
Cedida/Valdemir Quintiliano da Silva, Kuka - Disputas envolvem cinco categorias, na quadra do Tênis Clube
Cedida/Valdemir Quintiliano da Silva, Kuka - Disputas envolvem cinco categorias, na quadra do Tênis Clube

Desde segunda-feira, o TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente) sedia a segunda etapa do Circuito Interno de Squash. Voltado aos sócios do clube, o torneio abriga 50 participantes que podem disputar em diferentes categorias, entre A, B, C, e juvenil A e B. Com a premiação feita com troféus para os primeiros colocados, seguido de medalhas para os que conquistarem a segunda e terceira colocação, a final ainda não tem data marcada, mas está prevista para ocorrer na próxima semana.

Segundo o professor de squash do TCPP, Valdemir Quintiliano da Silva, Kuka, está fase da competição já era para ter sido realizada, mas teve que ser adiada por conta dos jogos da Copa do Mundo. “Nós tivemos que mudar as datas, mas continuamos tendo uma boa procura”, afirma. Os confrontos são decididos entre os participantes, de acordo com a disponibilidade de cada um. “A gente se fala por mensagem mesmo e combina certinho os horários, mas normalmente os jogos começam entre as 17h e 18h”, afirma.

Esta fase ocorre até amanhã no local, quando Kuka vai se ausentar e viajar para outro compromisso. Mas a partir da semana que vem, a final das categorias estão confirmadas. “Não decidimos os dias certo, mas vamos fazer uma confraternização e disputar os jogos para saber quem leva”, explica o professor.

Benefícios

A modalidade, inspirada nos princípios de tênis, não é muito comum de se ver sendo praticada. Mas, de acordo com Kuka, o squash vem caindo na graça dos praticantes em Prudente. “Os condomínios tem quadras para a modalidade, fora só tem mais uma academia na cidade que proporciona o contato. Mas é um esporte que está tendo uma boa procura”, relata.

Destacando a modalidade como uma das mais completas para o cuidado com o corpo humano, Kuka explica o motivo de ter alunos desde a adolescência até mais velhos. “Hoje tenho aluna até de 59 anos. Este esporte o muito dinâmico e se torna importante para o desenvolvimento, já que trabalha o reflexo, a percepção e a agilidade, além de ser muito bom para a coordenação motora”, enfatiza.

Publicidade

Veja também