Com alto índice larvário, Narandiba intensifica ações contra dengue

Levantamento no mês de abril apontou Índice de Breteau em 10,0, sendo que valor deve estar abaixo de 1,0, segundo Ministério da Saúde

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 09/05/2022
Horário 14:59
Foto: Cedida
Na manhã desta segunda, alunos realizaram ação de conscientização à população
Na manhã desta segunda, alunos realizaram ação de conscientização à população

Para intensificar o combate à dengue, a Prefeitura de Narandiba intensifica ações essa semana, após levantamento no mês de abril apontar índice larvário em 10,0. O IB (Índice de Breteau) corresponde ao número de imóveis onde foram encontrados recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti. Segundo o Ministério da Saúde, o índice deve estar abaixo de 1,0, sendo que, quanto maior o índice, maior o risco quanto à doença.

Além disso, a cidade soma 110 notificações da doença e 24 casos positivos.

Na manhã desta segunda, a Coordenadoria de Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Educação, organizou um pedágio em frente à unidade de saúde para conscientizar a população quanto aos riscos do alto índice larvário e as ações que cada um pode colocar em prática. Foram entregues panfletos informativos pelos alunos da Escola Estadual Takako Suzuki e pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ineura Rodrigues de Lima. 

Um grande mutirão de limpeza também será organizado entre esta terça e sexta-feira. Na oportunidade, a equipe de limpeza pública fará o recolhimento de lixos e entulhos que estão nos quintais dos moradores. A ação será articulada em conjunto com os agentes comunitários de saúde. 

Outra ação adotada é a compra de exames para diagnosticar a doença e agilizar a liberação dos resultados.

Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Robervani Bispo da Cruz, o papel da população é importante para a mudança desse quadro. “Enfrentamos muitas dificuldades por não conseguirmos acessar diversas casas. As pessoas estão trabalhando ou não deixam a equipe entrar para fazer a limpeza. Devemos contar com o apoio geral para reverter essa situação. A partir desta terça, os mutirões de limpeza serão intensos e devemos reduzir esse índice larvário”, expõe.

Publicidade

Veja também