Com escassez de vacinas, Estado prorroga campanha

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 21/05/2016
Horário 09:25
Na semana em que a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente confirmou três mortes em decorrência da Influenza A (H1N1), a Secretaria de Estado da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe, que seria encerrada ontem, para até o dia 31 de maio. A mobilização foi expandida, contudo, em diversos municípios da região, onde os estoques das vacinas já estavam esgotados na tarde de ontem. Para suprir esta demanda, a pasta estadual informa que irá distribuir, a partir de segunda-feira, 57.773 doses extras para as cidades regionais retomarem a vacinação.

Jornal O Imparcial Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada até dia 31 de março em todo Estado

O déficit nos estoques foi registrado na maioria dos municípios da região. Pelo menos 22 cidades tiveram falta das vacinas e agora aguardam pelo suporte extra por parte do Estado. Uma das que acusaram o desabastecimento durante a tarde de ontem foi Ribeirão dos Índios. Conforme a enfermeira Ednéia Aparecida Soares, mesmo a cidade tendo vacinado todos os 707 pacientes do público-alvo, ela espera receber ao menos mais um lote da vacina, para poder atender principalmente os pacientes com comorbidades. "Aguardamos mais um lote para vacinar o restante dos pacientes crônicos", ressalta.

Outro município que teria atingido a meta de vacinação de 80% da população integrante dos grupos prioritários preconizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) foi Álvares Machado. Segundo o secretário de Saúde municipal, Maurício Campos, foram vacinadas 92% das crianças, além de 82% dos trabalhadores da Saúde; 89% das gestantes; 95% dos idosos e 100% das puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias). No total, aproximadamente 6 mil pessoas teriam sido imunizadas na cidade desde 30 de abril, conforme o secretário.

Maurício afirma ainda que ao longo da manhã de ontem havia algo em torno de 70 doses da vacina, no entanto, na parte da tarde, o estoque teria zerado por completo. Diante da situação, o secretário diz que  não sabe afirmar se a cidade receberá outras doses, mesmo o Estado tendo prorrogado a campanha. "Como cumprimos a meta, dificilmente a secretaria irá liberar lotes adicionais, mas ainda existe a possibilidade de recebermos novas doses. Apesar de que, acredito que a prioridade será dada aos municípios que não atingiram a meta", considera.

 

Quantitativo extra


A previsão do secretário machadense condiz com as perspectivas da Secretaria de Estado da Saúde. Isso porque, de acordo com o órgão, "todas as regiões do Estado serão beneficiadas com o quantitativo extra". Porém, "serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, doentes crônicos, indígenas e população carcerária", revela o órgão.

 

Necessidades


A escassez das doses não é uma exclusividade apenas das cidades menores. Em Prudente, cidade que nesta semana confirmou suas primeiras três mortes por H1N1, a VEM afirmou que seus estoques de vacina estavam zerados na tarde de ontem. Ou seja, o quantitativo repassado às unidades pelo órgão daria para vacinar apenas durante o dia de ontem, sendo assim, para dar continuidade à campanha seria necessário receber novas doses. "As doses que temos estão nas unidades, não temos mais em estoque. Acabando essas vacinas das unidades finalizamos nosso estoque, sendo assim, teríamos que receber novas remessas até o término da campanha", salienta a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).
Publicidade

Veja também