Comércio de Prudente atende em horários especiais 

Comerciante pode garantir um tempo extra, desde que formalize um termo de segurança de trabalho junto ao Sincomércio 

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 04/05/2021
Horário 04:02
Foto: Arquivo/Weverson Nascimento
Lojistas podem se adequar ao horário firmado em Convenção Coletiva de Trabalho
Lojistas podem se adequar ao horário firmado em Convenção Coletiva de Trabalho

Desde sábado, os setores de comércio e serviços podem realizar atendimento presencial das 6h às 20h, desde que respeitem o limite de capacidade de 25%. A prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo, anunciada recentemente pelo governador João Doria (PSDB) para todo o Estado, segue até o dia 9 deste mês. Em Presidente Prudente, o comércio de rua segue o funcionamento estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho, que compreende das 8h às 18h (8h trabalhadas com 2 horas de almoço). Contudo, o comerciante pode garantir um tempo extra, desde que formalize um termo de segurança de trabalho junto ao Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região)
O proprietário da Malhas Catarinense, Julio Cesar Silva, explica que sempre adequa o horário de funcionamento diante das necessidades da empresa. Desta forma, ficou estabelecido que, mesmo com a extensão de horário permitido pelo plano São Paulo, a loja atenderá seus clientes das 9h às 17h30. “9h é um bom horário para iniciar o atendimento, pois é quando o consumidor sai para fazer suas compras. Já quanto ao encerramento [17h30], a gente entende que neste horário o movimento já tende a diminuir”, explica. Na loja, as horas restantes de trabalho são compensadas pelos funcionários aos sábados. 
Julio destaca ainda que irá avaliar o movimento no decorrer da semana e, caso necessário, o atendimento presencial será estendido nesta sexta-feira, assim como o sugerido pelo Sincomércio, das 9h às 20h. 
Na Dany Modas, o horário de atendimento durante a semana será das 9h às 18h, seguindo as leis trabalhistas, explica a caixa, Natalia Mative. “Abrir uma hora mais cedo acaba não compensando para o estabelecimento, por isso vamos continuar trabalhando com o horário que já era exercido pelo comércio”, frisa. A caixa reforça que apenas na sexta-feira, diante do Dia das Mães, é quando irão estender o horário, ou seja, atendimento das 9h às 20h. 
A gerente da Mmartan, Giovana Andreia Ferreira, detalha que a franquia também atenderá das 9h às 18h os seus clientes, uma vez que a loja, instalada na Avenida Washington Luiz, está um pouco distante do calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei. “A gente decidiu continuar com esse horário, pois abrir antes acaba não compensando”, afirma.  

Fase de transição

No município, a programação anterior da fase de transição do Plano São Paulo permitia ao comércio de rua o funcionamento das 9h às 17h. O ajuste havia sido feito pelo Decreto Municipal 31.912/2021, após o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região) justificar os “impasses” do horário determinado pelo governo do Estado (11h às 19h).  Mesmo com a atualização, o período de trabalho permitido pelo Estado foi respeitado. 
Com o recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por Covid-19, recentemente o Estado fixou horário estendido das 6h às 20h para atendimento presencial limitado a 25% de capacidade em comércios e serviços não essenciais. De acordo com o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, o horário é crucial para evitar aglomerações nas atividades não essenciais. Contudo, não trará tantas modificações para o comércio de rua, uma vez que é necessário seguir as regras trabalhistas. “Para trabalhar mais do que o horário permitido é necessário que o comerciante formalize um termo de segurança de trabalho junto ao Sincomércio. Desta forma, tanto ele, quanto o funcionário, contarão com um acordo válido”, explica.  

Confira o horário do comércio prudentino

Segunda a quinta (3 a 6 de maio)

8h às 18h

Sexta-feira (7 de maio)

9h às 20h

Sábado (8 de maio)

9h às 17h

Fonte: Sincomércio

Publicidade

Veja também