Comissão discute medidas contra surtos de dengue

Neste ano, já foram confirmados 5.609 casos de dengue e registradas 10.994 notificações no município, incluindo as confirmações, situações descartadas e inconclusivas

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 29/08/2019
Horário 05:21
 Paulo Miguel - Reunião discutiu possíveis medidas contra o mosquito transmissor da dengue
Paulo Miguel - Reunião discutiu possíveis medidas contra o mosquito transmissor da dengue

Com o verão chegando, as condições se tornam mais favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o vírus zika que, consequentemente, atinge toda a população, principalmente àquelas que não fazem o dever de casa. Assim, ontem a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio das secretarias municipais, e a Unimed Presidente Prudente, se uniram para planejar uma campanha de mobilização para prevenir novos surtos da doença no município. Entre os alertas discutidos na reunião, está que neste ano já foram confirmados 5.609 casos de dengue e registradas 10.994 notificações, incluindo os confirmados, descartados e os inconclusivos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, os dados levantados pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) mostram que a transmissão não parou, afinal, a dengue ainda continua sendo transmitida no município. “Isso significa que o mosquito com o vírus continua por aí, então, me receia muito o que pode acontecer ainda neste ano com relação à dengue. Precisamos que todo o poder público e as associações se mobilizem, além de ser fundamental a participação da população para que não soframos neste próximo verão”. O secretário reforça ainda que no município existe a circulação do vírus tipo-2 e, isso significa que todos aqueles que tiveram a doença em 2013 não estão fora de risco.

Essa é uma causa que deve ser abraçada pelo poder público, mas que precisa do apoio de outras instituições para que tenha sucesso, diz o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB). “Queremos mobilizar o maior número possível de parceiros na sociedade, incluindo comércio, indústria, os órgãos de serviço, igrejas, imprensa, para que a mensagem chegue ao lar de todos os prudentinos”.

Segundo o diretor-presidente da Unimed, Paulo Roberto Mazzaro, percebe-se que parte da população fala sobre a doença, mas se mobiliza somente quando está diante de casos graves, como a morte, o que não deve acontecer. “O mosquito se adaptou e está se reproduzindo em água parada, contaminada, além de bueiros. Então, realmente o problema pode se tornar gigantesco se a gente não tomar nenhuma providência”, ressalta. “Por isso, tivemos essa ideia de juntar todas as forças da cidade para que consigamos um resultado verdadeiramente efetivo, no sentido de conter a proliferação do mosquito”, acrescenta.

Próximo passo

Na reunião, entre os principais segmentos e parceiros destacados em primeira instância para a promoção de interlocutores para efetivação da campanha, desacatam-se a saúde, educação, comunicação, limpeza urbana, fiscalização, assistência social, clubes de serviços, associação de moradores, organizações religiosas, associação comercial, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), grupamentos policiais e do corpo de bombeiro, além de outros que serão adicionados nos próximos dias junto ao plano do programa intitulado “Prudente contra a dengue”.

A ideia é a junção de medidas que serão formalizadas em uma próxima reunião para que conscientizem a todos, mas, principalmente, para que se tornem efetivas para que possíveis epidemias sejam evitadas.

Publicidade

Veja também