Como medida paliativa, Prefeitura de Venceslau fecha cratera na Avenida do Estado

Empresa responsável por obra aguarda dias de tempo seco para providenciar manutenção correta; acidente ocorreu na quarta-feira, devido à chuva forte

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/01/2022
Horário 14:33
Foto: Prefeitura de Venceslau
Cratera que se abriu por conta de chuva intensa foi fechada pela Prefeitura
Cratera que se abriu por conta de chuva intensa foi fechada pela Prefeitura

A cratera que havia se formado na Avenida do Estado, no Parque São Jorge, em Presidente Venceslau, foi fechada por equipes da Prefeitura. A solução paliativa foi tomada para que os moradores pudessem retomar a rotina no local.

Segundo informações da Secretaria de Saneamento Básico, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) realizou o desvio da rede para que a empresa responsável pela obra possa providenciar a manutenção da galeria.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, a empresa responsável aguarda dias de tempo seco para providenciar a retirada da terra com a finalidade de fazer um novo reparo na antiga galeria, arrumar o ponto onde a nova apresentou vazamento e realizar manutenção na rede de água e esgoto, caso necessário, antes de fechar o trecho novamente.

Por conta da intensidade da chuva de quarta-feira, águas pluviais acabaram invadindo o espaço da antiga galeria, então um novo fechamento será providenciado para isolar essa galeria novamente.

Caso não chova, a empresa responsável pela obra deve retomar os trabalhos até segunda-feira. A conclusão das atividades na Avenida do Estado dependerá das condições climáticas. Em caso de chuva, o serviço será interrompido.

A compactação do solo naquele ponto será reforçada com o objetivo de evitar que este tipo de problema se repita.

"As secretarias municipais de Saneamento Básico, Obras e Planejamento monitoram o local diariamente e estão atentas aos próximos passos da obra", pontua o Executivo.

Obras no local

No final de dezembro, a empresa vencedora de licitação concluiu a construção de uma nova galeria na Avenida no Estado, com o objetivo de fazer com que o fluxo de águas pluviais seja desviado e passe por baixo da rua, possibilitando o fechamento do fluxo na rede de uma galeria que passa por baixo de imóveis. Foi colocada ainda uma nova tubulação de PVC no local com a finalidade de melhorar a rede de água e esgoto no bairro.

Os serviços no local foram realizados após a constatação de um problema na avenida, verificado no dia 1º de julho de 2021, após a abertura de uma cratera em uma residência localizada neste trecho. "Para resolver o problema, o poder Executivo abriu mão de outras obras para trabalhar na via mencionada com recursos próprios", aponta a administração.

Os trabalhos de resolução de problema de erosão em imóveis foram desenvolvidos em conjunto pelas secretarias de Planejamento e Obras e DAE com recursos próprios, em um investimento de R$ 148.064,87.

Tragédia em 2013

No ano de 2013, já havia ocorrido no local uma tragédia em um momento de fortes chuvas, ocasionando a morte de uma munícipe que foi soterrada em sua própria casa, após o rompimento de um trecho de galeria que estava localizado abaixo de sua residência.

Publicidade

Veja também