Competidores prudentinos pleiteiam benefício do Bolsa Atleta

Ministério do Esporte encerrou nesta semana o prazo de envio da documentação

Esportes - PAULO TAROCO

Data 31/08/2017
Horário 13:09

O Ministério do Esporte encerrou nesta semana o prazo de envio da documentação exigida para os 6.853 atletas do país que pleiteiam o benefício Bolsa Atleta. Após isso, as inscrições e documentações serão analisadas e, de acordo com este procedimento, serão apontados os selecionados para receber o benefício mensal do governo federal, que tem como objetivo colaborar com as despesas dos esportistas, principalmente no que diz respeito à “formação de atletas que representem o país em competições de nível nacional e internacional”.

Alguns atletas representantes da região aguardam a análise da esfera federal para adentrarem no programa, ou mesmo renovarem a obtenção do benefício que, para muitos, significa muito mais que o custeio das despesas com os treinamentos e competições, mas a permanência no cenário esportivo, motivada principalmente pela ausência de patrocínios. O cenário pode ser visto principalmente nas pistas do atletismo de Presidente Prudente, onde seis revelações das categorias de base aguardam os desdobramentos do programa, como conta um dos treinadores da equipe, o ex-velocista Inaldo Sena.

Maria Vitória Belo de Sena, Bruno Gabriel, Fábio Henrique da Silva, Kelvin dos Santos e Rafaela Zen Neves pleiteiam a entrada no programa, que beneficia os atletas com bolsas acima de R$ 922 mensais. Marcelo Ferreira das Neves, também integrante da base prudentina, aguarda pela renovação do benefício federal. “Para muitos é uma questão de sobrevivência no esporte. Ano que vem alguns estarão saindo do ensino médio e entrando em uma faculdade, por isso, para eles é a única forma”, explica Inaldo.

O treinador ainda ressalta que os atletas revertem o valor repassado em alimentação e suplementos necessários para a prática esportiva, além de toda logística e estrutura demandada pelos treinamentos e competições, o que faz com que o valor repassado, mediante a análise, muitas vezes se torne insuficiente. “Os suplementos não são baratos. Um tênis adequado custa hoje, em uma promoção, cerca de R$ 400. Por isso, podemos dizer que é o mínimo que pode ser feito pelos nossos atletas”, comenta.

Diante disso, Inaldo destaca ainda a importância do surgimento de novos projetos de outras esferas do poder público, que viriam para contribuir como novos projetos, visando valorizar o trabalho feito com os jovens, não somente no âmbito competitivo, mas também social.

 

Na expectativa

Além das jovens revelações do atletismo prudentino, nomes já atuantes nas competições nacionais e internacionais, representando o atletismo da região e também o selecionado nacional, como o paratleta Leonardo de Melo e o velocista Bruno Lins Tenório de Barros também aguardam o desfecho dos procedimentos do programa nacional.

Publicidade

Veja também